Gasbol

TBG: retomada da Chamada Pública do Gasbol é autorizada pela ANP

Redação/Agência ANP
24/12/2019 12:01
TBG: retomada da Chamada Pública do Gasbol é autorizada pela ANP Imagem: Divulgação Visualizações: 1206

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, a Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS e a Transportadora Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG) celebraram hoje (23/12) Termo de Compromisso para a retomada do processo de Chamada Pública nº 01/2019 para a contratação de capacidade no Gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL), operado pela TBG. Após a assinatura deste Termo, a ANP autorizou a TBG a retomar a Chamada Pública, que havia sido interrompida em 30 de outubro de 2019. A suspensão temporária fora solicitada pelo CADE com base no Termo de Compromisso de Cessação (TCC), firmado entre o órgão brasileiro de defesa da concorrência e a Petrobras em 08 de julho de 2019.

COMUNICADO CONJUNTO ANP-CADE: CHAMADA PÚBLICA DO GASBOL

Trata-se da retomada do processo da Chamada Pública nº 01/2019, referente à contratação de capacidade no Gasoduto Bolívia-Brasil (GASBOL), operado pela Transportadora Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. – TBG, interrompido pela ANP em 30 de outubro de 2019, em função da suspensão temporária do processo solicitada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE em virtude do Termo de Compromisso de Cessação (TCC) firmado entre o órgão brasileiro de defesa da concorrência e a Petróleo Brasileiro S.A. – PETROBRAS em 08 de julho de 2019.

Tendo em vista a notória situação política da Bolívia, que se caracteriza como caso fortuito, para a retomada do processo, será necessário celebrar um Termo de Compromisso entre a ANP, Petrobras e TBG.

Tal termo obrigará a Petrobras a renunciar a capacidade de transporte que exceder o volume de gás natural indicado no item 2.5.4 do TCC, e determinará a realização de nova Chamada Pública pela ANP, em momento que a Agência julgar oportuno, para contratação da capacidade de transporte renunciada pela Petrobras. Nesse novo processo, a Petrobras não poderá participar e os participantes que arrematarem a capacidade renunciada firmarão contratos de transporte com a TBG com vigência até 31/12/2020.

O Termo disporá ainda que, caso não consiga aditar o contrato de compra de gás natural (Gas Sales Agreement - GSA) firmado com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) em razão da crise política boliviana, a PETROBRAS se compromete a realizar oferta de gás natural boliviano ao mercado, a ser supervisionada pela ANP, no ponto de recebimento de Mutum, em condições pactuadas entre ANP e PETROBRAS.

A partir do estabelecimento deste Termo de Compromisso, além de finalizar o processo de Chamada Pública nº 01/2019, a ANP espera sinalizar ao mercado a continuidade do processo de abertura do mercado de gás, um dos pilares do Novo Mercado de Gás.

Obs.: O item 2.5.4 do Termo de Compromisso de Cessação (TCC) firmado entre o CADE e a Petrobras é de acesso restrito aos signatários.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.