Produtos e Serviços

T-Systems e Eaton desenvolvem soluções conjuntas de IoT

Redação/Assessoria
18/11/2016 18:02
Visualizações: 399

A T-Systems, provedora alemã de soluções e serviços de TI, e a Eaton acabam de anunciar que as duas companhias vão colaborar no desenvolvimento de soluções seguras de internet das coisas (da sigla em inglês, IoT) que vão permitir a fabricantes de máquinas e sistemas conectar suas aplicações na nuvem. O resultado desta parceria será apresentado entre os dias 22 e 24 de novembro, durante a SPS IPC Drives, uma das maiores feiras de automação da Europa, que será realizada em Nuremberg, Alemanha.  

Os componentes de controle elétricos e industriais da Eaton permitem fácil conexão, baseados no padrão OPC UA, à plataforma multi-IoT da T-Systems. Esta conexão vai permitir aos fabricantes de máquinas, por exemplo, monitorar e fazer a manutenção preditiva de sistemas completos diretamente a partir da nuvem, assim otimizar o controle, os custos de operação e a produtividade com o uso de análise de dados inteligente.  

As novas soluções de IoT fornecidas pelas duas companhias darão diferencial competitivo às indústrias. O objetivo é abrir diversas possibilidades de ganhos de produtividade e eficiência graças à funcionalidade de análise de grandes volumes de dados em todo o ciclo de vida de uma ou mais máquinas, independentemente de sua localização.  

Em parceria com alguns clientes piloto, as duas empresas estão desenvolvendo pacotes de serviços IoT que atenderão diferentes segmentos, utilizando dados fornecidos durante o processo de produção. Os usuários poderão, por exemplo, determinar quando determinadas peças precisarão ser trocadas. Eles poderão também analisar a relação entre os dados de produção, ou de consumo individual, e os componentes utilizados ou, ainda, com informações como temperatura e pressão, sempre durante o processo de produção.  

“Os pequenos e médios produtores de máquinas e sistemas geralmente não têm a oportunidade de investir em tecnologias seguras de nuvem e IoT. Esta é uma grande oportunidade para que eles unam forças com parceiros de confiança, que podem oferecer a eles um meio seguro de ter suas máquinas prontas para a IoT e ajuda-los a usar todas as oportunidades dos serviços em nuvem”, afirma Stefan Selke, MOEM Segment Marketing Manager EMEA da Eaton.  

“Nós queremos levar às empresas de engenharia da Alemanha a tecnologia e os componentes necessários para conectar seus equipamentos via nuvem, assim como dar suporte para a implementação das soluções digitais de Indústria 4.0 que vão atender precisamente suas necessidades”, diz Wilfried Bauer, head de System Integration, Digital Solutions, Cloud e IoT da T-Systems.  

De acordo com a Pierre Audoin Consultants, atualmente apenas 5% do potencial de IoT está sendo utilizado. As razões para isso incluem a complexidade e a segurança necessárias para as soluções. Com sua plataforma multi-IoT, a T-Systems torna fácil e segura o uso da internet das coisas, porque ela combina e conecta todos os componentes que o cliente precisa: plataformas, equipamentos e soluções de software. A plataforma multi-IoT está hospedada e é operada a partir do data center de alta segurança da T-Systems na Alemanha, atendendo todos os padrões das leis de proteção de dados daquele país.  

Sobre a Eaton 

A Eaton é uma companhia de gerenciamento de energia com vendas de US$ 20,9 bilhões em 2015. A companhia provê soluções para eficiência de energia que ajudam seus clientes a gerenciar efetivamente energia elétrica, hidráulica e mecânica, com mais eficiência, segurança e sustentabilidade. A Eaton tem aproximadamente 97 mil funcionários e comercializa seus produtos em mais de 175 países.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19