Apoio Marítimo

Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expansão, investimentos e foco em sustentabilidade

Redação TN Petróleo/Assessoria Svitzer
14/05/2025 16:50
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expansão, investimentos e foco em sustentabilidade Imagem: Divulgação Svitzer Visualizações: 1264 (0) (0) (0) (0)

A Svitzer, líder global em serviços de reboque e apoio portuário, celebra uma década de atuação no Brasil. Desde o início da operação, em 2015, a Svitzer Brasil consolidou sua presença nos principais portos do país, construindo uma trajetória marcada por investimentos, crescimento sustentável e compromisso com a excelência operacional. Ao longo desse período, a empresa já aportou mais de R$650 milhões no mercado brasileiro, gerando mais de 200 empregos diretos e mais ainda indiretamente por meio de parcerias comerciais com fornecedores e estaleiros brasileiros.

Seguindo o movimento de expansão no país, a companhia já tem operações em 9 principais portos do Brasil, busca ampliar a cobertura dos seus serviços e segue aberta a novas oportunidades. Nos últimos meses, seis novos rebocadores foram adicionados à sua frota - todos construídos em território nacional - fortalecendo sua capacidade de atendimento e reafirmando sua aposta no potencial logístico do Brasil. Além disso, como parte do princípio da Svitzer em fomentar parcerias com empresas nacionais, além dos rebocadores já adicionados à frota, há a encomenda de três novas embarcações que estão em construção no Estaleiro Rio Maguari, em Belém (PA), como parte da estratégia de antecipação de demanda e inovação tecnológica.

"Temos uma estratégia clara para o mercado brasileiro. Estamos comprometidos em fornecer serviços seguros, confiáveis e de alta qualidade, enquanto apoiamos o desenvolvimento do setor logístico no país", afirma Daniel Cohen, presidente da Svitzer no Brasil.

Compromisso com a sustentabilidade

A Svitzer também avança com ações sólidas para atingir suas metas ambientais. Globalmente, a empresa está comprometida em reduzir em 50% a intensidade de emissões de CO₂ de sua frota até 2030, e alcançar a neutralidade de carbono até 2040.

Dentre as ações em destaque, está o Projeto Piloto desenvolvido em parceria com a VIBRA, que testa o uso de óleo diesel marítimo com até 20% de biodiesel. Os testes realizados em março deste ano, abriram caminho para a possível adoção permanente da tecnologia, com perspectivas de elevação da mistura para até 30%.

"Estamos focados em desenvolver soluções concretas para clientes comprometidos com a descarbonização de suas cadeias logísticas. Nosso objetivo é construir um futuro mais sustentável por meio da inovação e de parcerias estratégicas", destaca Cohen.
 

Projetos de eletrificação nos portos brasileiros

Reforçando seu pioneirismo no setor, em 2025 a Svitzer também apoiou projetos de eletrificação portuária nos terminais de Rio Grande (RS) e Salvador (BA), somando-se à iniciativas já em andamento em Santos (SP) e Suape (PE).

Esses projetos utilizam sistemas de fornecimento de energia elétrica em terra (Onshore Power Supply – OPS), que permitem aos rebocadores atracados operarem com energia limpa, eliminando a necessidade de geradores a diesel e contribuindo para uma redução estimada de mais de 15% nas emissões de CO₂.

"Com os sistemas OPS, estamos promovendo eficiências para nossos clientes e para o meio ambiente, alinhando nossas operações às exigências globais por uma logística de baixo carbono", conclui Cohen.
 

Sobre a Svitzer - A Svitzer é um fornecedor líder mundial de serviços de reboque e marítimos. A sua atividade principal consiste em prestar assistência a grandes embarcações marítimas nas manobras de entrada e saída de portos e terminais para atracar e desatracar. Com mais de 450 embarcações em sua frota mundial, os serviços da Svitzer desempenham um papel crucial como parte da infraestrutura portuária. A Svitzer foi fundada em 1833 e serve aproximadamente 2.000 clientes em mais de 140 portos e 40 terminais em 37 países. Leia mais em www.svitzer.com.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
IBP
Carta Aberta em apoio à ANP na classificação de gasoduto...
27/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.