GNV

Sulgás e tecnologias para uso de GNV em veículos pesados na Expopetro 2022

Redação TN Petróleo/Assessoria
27/09/2022 15:44
Sulgás e tecnologias para uso de GNV em veículos pesados na Expopetro 2022 Imagem: Divulgação Visualizações: 1406 (0) (0) (0) (0)

A Sulgás foi uma das patrocinadoras da Expopetro 2022, evento do Sulpetro-RS realizado entre 22 e 23 de setembro, no BarraShoppingSul, em Porto Alegre.  No estande da Companhia, foram apresentadas duas tecnologias que prometem movimentar o mercado de veículos pesados no Rio Grande do Sul. Um caminhão movido a GNV, cedido para exposição pelo Grupo Arco, e um dispenser da Gás Futuro Sistemas de Compressão.

A Arco trouxe um caminhão de sua frota de nove veículos, fabricado pela Scania, modelo R410, 6×2, com um sistema de GNV com oito cilindros de capacidade de 20m³ cada, totalizando 160m³. O veículo, que também pode ser abastecido com biometano, vem configurado com uma tecnologia inovadora e mais sustentável e é utilizado, assim como os outros da frota, para transportar Gás Natural Comprimido (GNC) aos clientes da Sulgás.

Outra tecnologia tem a ver com um equipamento para abastecimento de veículos pesados. A Gás Futuro Sistemas de Compressão está mostrando o dispenser de alta vazão com o bico NGV2. Uma das vantagens desse equipamento é a redução no tempo de abastecimento do GNV no caminhão. O que chegaria a 40 minutos em um dispenser convencional, pode levar de 6 a 10 minutos, dependendo da capacidade de armazenamento dos cilindros.

Conforme o gerente comercial regional da Gás Futuro, Marcos Moisés, o desenvolvimento de corredores de abastecimento de veículos pesados é um caminho irreversível no país. Porém, ele ressalta que é preciso investir na ampliação da infraestrutura logística, especialmente na Região Sul, com a criação de corredores de abastecimento de veículos pesados, em que poderão ser instalados nos postos esses dispensers dedicados e sistemas de compressão que garantam segurança e eficiência, tanto no abastecimento de veículos pesados como nos leves.

Gás Futuro, conforme Moisés, trabalha com equipamentos que vão desde um projeto único para linhas de processo até a completa estruturação de um posto de combustível, e seus produtos não se limitam ao gás natural, sendo aplicáveis a outros gases também.

Tendência no Brasil  – A Scania sinalizou, na última feira de Hannover, que os combustíveis alternativos – como o gás natural, gás liquefeito e biometano – vão ditar as regras da empresa no Brasil, nos próximos anos.

“É claro que o futuro (no Brasil) também é elétrico, mas neste momento nós vemos os biocombustíveis como alternativa mais viável neste momento. Fizemos estudos em que identificamos que os clientes buscam informações sobre sustentabilidade”, declara Mats Gunnarsson, vice-presidente executivo das Operações Comerciais globais da Scania.

Prova disso é a apresentação dos novos motores de 13 litros a gás, com 420 cv e 460 cv, durante a feira de Hannover. Atualmente, a Scania oferece uma variação do motor OC13 de ciclo Otto, de 410 cv.

Outra multinacional que tem investido no mercado é a Iveco. A empresa admitiu que os veículos movidos a gás estão na ponta dos combustíveis alternativos. Inclusive, o seu primeiro caminhão abastecido com GNV deve estrear no mercado brasileiro no segundo semestre de 2023.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descarbonização
EPE lança análise sobre a Descarbonização do E&P brasile...
13/06/25
Firjan
No lançamento do Anuário do Petróleo no Rio, empresários...
13/06/25
Oferta Permanente
ANP realiza 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão n...
13/06/25
Negócio
ANP fará consulta e audiência públicas sobre atualização...
12/06/25
RenovaBio
ANP aprova nova norma para certificação de biocombustíveis
12/06/25
E&P
ANP aprova resolução com requisitos para cumprimento do ...
12/06/25
Bahiagás
Luiz Gavazza destaca expansão da Bahiagás e protagonismo...
12/06/25
Evento
SP Offshore 2025: segunda edição impulsiona nova fase da...
12/06/25
ANP
PRH-ANP: resultado final da edição 2025 será divulgado e...
12/06/25
Pessoas
Ana Lia Ferrero é a nova CEO da Prime Energy
11/06/25
Energia Eólica
Complexo Eólico Ventos de São Zacarias é inaugurado na d...
11/06/25
Parceria
ORPLANA e IAC firmam parceria para inovação e sustentabi...
11/06/25
Internacional
Brasil recebe o principal evento global de hidrogênio a ...
11/06/25
Pré-Sal
ABB vai fornecer elétrica e automação para próxima geraç...
10/06/25
Fertilizantes
Petrobras produz primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em Ar...
10/06/25
Evento
Fenasucro & Agrocana 2025 reforça compromisso ambiental ...
10/06/25
Internacional
Petrobras apresenta declaração de interesse em blocos ex...
10/06/25
Firjan
Edição especial do Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan...
09/06/25
E&P
ANP publica painel dinâmico de atividades e investimento...
09/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Bahia Oil & Gas Energy consolida sua relevância para o setor
09/06/25
Mercado
ANP altera formato para acompanhamento ao vivo das reuni...
09/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22