Logística

Sul vai pressionar governo federal para aumentar oferta de gás natural

Valor Online
23/01/2012 20:01
Visualizações: 208
Representantes das federações das indústrias dos três Estados do Sul assinaram nesta segunda-feira (23), em Curitiba, manifesto no qual pedem ao governo federal mais investimentos em logística e distribuição de gás natural na região. Na opinião deles, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão sendo preteridos nas políticas de investimento da área.

“Temos problemas em comum e esse do gás é muito claro”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Edson Campagnolo. “Nossas indústrias têm passado dificuldades no momento e vão ter muito mais no futuro.” A intenção é buscar apoio dos governos estaduais e também ir até Brasília para pedir mais atenção da presidente Dilma Rousseff.

Campagnolo afirmou que a questão do preço do gás é importante, mas mais urgente, na opinião dele, é a garantia da oferta. “Estamos deixando de receber investimentos porque estão privilegiando alguns estados da federação”, reclamou. Uma das demandas é por um porto para receber navios de gás de outros países. E uma opção, acrescentou, seriam as parcerias público-privadas (PPPs) para a realização de investimentos.

O Sul consome 4,8 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia e o segmento industrial é responsável por 72% desse total. “O Paraná tem capacidade para ampliar em 450 mil metros cúbicos o abastecimento de gás, mas este adicional não dará conta do aumento da demanda”, afirmou o presidente da Compagas, estatal do Paraná, Luciano Pizzatto.

Além do porto, Pizzato sugeriu a exploração e operação de novas reservas. E citou dois poços de gás no Paraná, com capacidade para 100 mil metros cúbicos diários, considerados pequenos para a Petrobras, mas que podem ser aproveitados para atender municípios do interior do estado.

Outra alternativa citada para melhorar o fornecimento foi o aumento na pressão do gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), que poderia ampliar em 3 milhões de m³ a oferta diária na região (50% a mais do que é ofertado hoje).

Um grupo de trabalho foi criado para dar mais atenção ao tema.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19