Licitação

Suape licita pólo petroquímico

<P>O complexo industrial e portuário de Suape lançou ontem licitação para vender duas áreas que abrigarão a fábrica de fios de poliéster (POY) e de ácido tereftálico purificado (PTA), que formam o pólo petroquímico. O investimento terá a participação da Petroquisa - subsidiária da Pe...

Jornal do Commercio (PE)
26/10/2006 00:00
Visualizações: 220 (0) (0) (0) (0)

O complexo industrial e portuário de Suape lançou ontem licitação para vender duas áreas que abrigarão a fábrica de fios de poliéster (POY) e de ácido tereftálico purificado (PTA), que formam o pólo petroquímico. O investimento terá a participação da Petroquisa - subsidiária da Petrobras - e pretende lançar Pernambuco como plataforma de exportação do setor têxtil. A área, de 16 hectares para o PTA e de 39 hectares para o POY, ficará ao lado do terreno que abrigará a refinaria.

?Queremos iniciar as obras da fábrica de POY já no primeiro trimestre do próximo ano. A posse do terreno e o licenciamento ambiental é muito importante para acelerar os trabalhos?, afirmou Pedro Cerri, presidente da Citene, uma das empresas investidoras. A fábrica de POY está orçada em R$ 350 milhões e prevê gerar três mil empregos durante a construção e 500 empregos durante a operação. Ele vem hoje ao Recife para conferir detalhes do empreendimento, como o licenciamento ambiental.

Quando Suape precisa arrendar qualquer de suas áreas para novas indústrias, é obrigado a fazer uma licitação. ?É o trâmite normal. O investidor escolhe o terreno e a gente licita?, diz o presidente de Suape, Matheus Antunes. A licitação especifica o local e para que tipo de empreendimento será usado. A rigor, qualquer investidor pode se habilitar para o processo. Neste caso, já está nos planos da Petrobras trabalhar de forma conjunta tanto o terreno da refinaria quanto o do pólo petroquímico. A idéia é compartilhar algumas instalações, como área de segurança. ?A nossa expectativa é que no futuro a matéria-prima do pólo venha direto da refinaria?, acredita Cerri. No caso da produção do PTA, a unidade vai começar importando o paraxileno - uma das matérias-primas - até que a unidade de petroquímico da Petrobras no Rio de Janeiro esteja pronta. Tanto o PTA quando o paraxileno são matérias-primas da resina PET, que Pernambuco tem demanda pela fábrica da Mossi & Ghisolfi.

A produção de fios de poliéster pode impulsionar a produção têxtil em Pernambuco. A produção de matéria-prima acessível e a maior proximidade com o grande mercado consumidor dos Estados Unidos são vantagens. Mas o risco é de que mesmo assim ainda seja difícil de enfrentar a China. ?O setor têxtil está se transformando em todo o mundo, as empresas estão repensando todos os investimentos?, comentou o secretário de Desenvolvimento Alexandre Valença. Ele reconheceu que alguns investimentos já anunciados, como a Toalhas São Carlos e o grupo coreano Kabul, ainda não iniciaram os projetos.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PE 2025-2029
Plano de Negócios 2025-2029 da Petrobras é apresentado c...
22/11/24
Bacia de Campos
Porto do Açu recebe P-26 para suporte a Reciclagem Verde
22/11/24
Gasolina
ANP publica painel dinâmico com dados de qualidade da ga...
22/11/24
Apoio
OceanPact apoia Mubadala Brazil SailGP Team, liderado pe...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Resultado
Subsea7 atinge US$ 321 milhões em EBITDA ajustado no 3T2...
21/11/24
Pré-Sal
Com projeto Búzios 9, Tenaris reforça posição como forne...
21/11/24
Inclusão social
Dia da Consciência Negra: Mulheres negras empreendedoras...
20/11/24
Parceria
Amcham destaca parceria estratégica entre Brasil e EUA n...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
Biocombustíveis
Petrobras Biocombustível e Banco do Brasil assinam acord...
19/11/24
Combustíveis
Diesel comum e S-10 iniciam novembro com preço médio em ...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Logística
Vast Infraestrutura realiza primeira operação no Termina...
18/11/24
Internacional
Primeiro-Ministro britânico, Keir Starmer, visita Brasil...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Acordo
Petrobras e Yara assinam acordos para cooperação técnica...
18/11/24
PD&I
Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) vai desenvol...
18/11/24
Etanol
Hidratado sobe quase 1% e anidro recua 1,38% na semana
18/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21