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SuapeO presidente do grupo francês Sogaris, Pierre Lefort, ministrou na última segunda-feira (16) uma palestra no auditório do Centro Administrativo de Suape sobre “Plataformas Logísticas Multimodais: Uma Experiência Francesa”. O objetivo do evento foi o de mostrar a importância das plataformas mundiais, ou seja, a integração de transportes na hora da distribuição de mercadoria.
“Escolhemos o porto de Suape para receber esse evento porque hoje Pernambuco vem utilizando o conceito de plataformas logísticas e trouxemos um especialista para esclarecer esse assunto”, disse o presidente da Associação de Pernambucana dos Estagiários na França e representante da Ubifrance, Carlos Henrique Mariz.
Segundo o palestrante, devido à globalização, a produção mundial cresceu e com isso as importações e exportações triplicaram. E com esse crescimento houve um aumento no custo logístico das empresas. “Hoje não é mais rentável transportar mercadorias por um único meio. Os transportes precisam estar interligados. Por isso se faz necessário a construção de plataformas logísticas”, afirmou Pierre Lefort.
“É importante que Suape fique atento às mudanças tecnológicas que ocorrem muito rapidamente hoje no mundo, porque estamos em ritmo acelerado no crescimento e na logística implantada hoje aqui no Complexo” ressaltou o vice-presidente executivo de Suape, Sidnei Aires.
Participaram da palestra o vice-presidente executivo da Empresa Suape, Sidnei Aires, e os demais integrantes da diretoria, além do corpo técnico do Tecon Suape, empresários locais e funcionários do Complexo Industrial Portuário de Suape.
Suape – Hoje, o porto vem investindo forte para interligar os meios de transportes. Suape conta com uma malha rodoviária com 52 km de extensão, que permite a circulação de cargas desde os cais até os terminais e as indústrias. As rodovias internas possibilitam ligações diretas, por meio da PE-60, com as principais vias das malhas federal e estadual, através de acessos controlados, dois na PE-60 e um na PE-28. A malha ferroviária, em dormente de concreto, trilho TR45, e de bitola métrica, é conectada com o sistema ferroviário nacional através das linhas operadas pela concessionária Companhia Ferroviária do Nordeste - CFN. O minério de ferro, por exemplo, chega a Suape por meios de rodovia e ferrovia e depois é embarcado para a Ásia, numa amostra da funcionalidade das plataformas logísticas.
Histórico - O Porto de Marseille Forz é o principal porto francês e o quarto porto europeu. Está localizado no Mar Mediterrâneo, à esquerda do delta do Rio Ródano. O porto movimenta cerca de 95,8 milhões de toneladas, destacando-se o desembarque de petróleo, pois o porto está ligado, através de oleodutos, às principais refinarias francesas, além de abastecer a Suíça e o sudoeste da Alemanha. O fluxo de combustíveis corresponde a 52% do total do porto.
Já o trafego de contêineres chega a 916.277 unidades TEUS, atendendo grande parte da França e diversos países da Europa, devido a excelentes conexões ferroviárias e rodoviárias. O Porto de Marseille Forz é considerado um exemplo de plataforma logística e que vem crescendo rapidamente. Suape foi planejado na década de 70 baseado nos grandes portos que fazem parte do cenário mundial, agregando atualmente em suas características uma multimodalidade de transportes, através de rodovias e ferrovias internas, aliadas a um porto de águas profundas com redes de abastecimento de água, energia elétrica, telecomunicações e gás natural instaladas em todo o complexo.
Fonte: Suape
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