Bacia de Santos

Statoil planeja ser operadora única da área de Carcará

Reuters, 12/06/2017
12/06/2017 20:10
Visualizações: 385

A petroleira norueguesa Statoil planeja mais do que triplicar sua produção no Brasil e buscará se tornar operadora de toda a descoberta de Carcará, na Bacia de Santos, que está entre as maiores do mundo nos últimos anos, afirmou à Reuters o chefe das operações brasileiras da companhia.

A Statoil investiu mais de 10 bilhões de dólares no Brasil, tornando-se uma das maiores operadoras estrangeiras em mar no país, com a ajuda do campo de petróleo pesado Peregrino, a 85 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, que é o maior que a empresa opera fora da Noruega.

Com Peregrino produzindo de 80 mil a 90 mil barris de óleo equivalentes de petróleo por dia, a participação da Statoil de 60 por cento no campo permite que a empresa produza entre 48 mil e 54 mil barris diários no país.

"Esperamos que a produção (da Statoil) seja mais do que triplicada no Brasil até 2030", disse Anders Opedal, em uma entrevista.

No ano passado, a Statoil comprou uma participação de 66 por cento da Petrobras e tornou-se a operadora do bloco BM-S-8, na Bacia de Santos, onde está a descoberta de Carcará, por 2,5 bilhões de dólares.

A empresa norueguesa também tomou o controle operacional da licença BM-C-33, na Bacia de Campos, da Repsol Sinopec, detendo uma participação de 35 por cento. (História completa)

Além disso, a companhia aprovou o desenvolvimento da fase 2 de Peregrino, que deverá adicionar 250 milhões de barris de reservas com "break-even" abaixo de 45 dólares por barril, menor que uma estimativa original de 70 dólares por barril.

"Estamos no caminho certo para começar a terceira plataforma em Peregrino, no fim de 2020", disse Opedal.

Planos futuros

A Statoil planeja perfurar um poço de exploração em um outro prospecto no BM-S-8 neste ano, antes de se mover para testar fluxos próximo a Carcará em 2018.

A Statoil também deverá participar do leilão do pré-sal em 27 de outubro, que incluirá uma área adjacente ao bloco BM-S-8, onde empresas e autoridades dizem estar uma parte da reserva descoberta de Carcará.

"Nós temos um desejo muito forte de que a Statoil seja a operadora de toda a (reserva) descoberta de Carcará", disse Opedal.

Enquanto isso, a empresa ainda avalia opções para o desenvolvimento da licença BM-C-33, na Bacia de Campos, onde três descobertas revelaram um milhão de barris de petróleo equivalente.

"Este é outro campo que será parte da produção principal da Statoil (no Brasil)", disse Opedal, evitando dar qualquer cronograma para decisões de investimento.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13