Ocyan Waves Challenge busca soluções que visam resolver processos de trabalho da companhia.
Redação TN Petróleo/Assessoria OcyanA Ocyan, empresa do setor de óleo e gás, realiza, no próximo dia 19 de fevereiro, o Demoday da 4ª edição do Ocyan Waves Challenge, programa de inovação aberta que tem como objetivo a conexão com startups para resolução de desafios internos da companhia. O evento contará com a apresentação dos resultados de sete startups.
As startups passaram por um rigoroso processo de seleção, que envolveu cinco fases, e teve início com o mapeamento e inscrição de 188 startups, em abril de 2024. Destas, 87 foram avaliadas e 26 avançaram para a apresentação das startups numa pitch week, realizada em junho do ano passado.
As sete que mais se destacaram foram convidadas para a imersão e a execução dos projetos-piloto com duração de três meses, em parceria com a Ocyan. As startups e os respectivos desafios internos da companhia para os quais apresentarão seu projeto piloto no Demoday são os seguintes:
• Automatização de Análise Histórica de Licitações + Otimização na Tradução de Documentos: Tools.law
• Agilidade e Rastreabilidade no Gerenciamento de Contratos e Fluxo de Assinatura: netLex
• Integração e Inteligência em Dados de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Ocyan: Simple Safety
• Automatização de processos do Almoxarifado: Ledcorp
• Solução de Engajamento em Práticas de Saúde e Bem-estar: Avatar da Saúde
• Transformação Digital nas Permissões de Trabalho Offshore: Prothera
• Plataforma de engajamento dos integrantes da Ocyan: Beedoo
O Ocyan Waves Challenge é programa de conexão entre a Ocyan e startups maduras para resolução de desafios internos. Para as startups, o programa é uma oportunidade de testar sua tecnologia em ambiente real e conhecer na prática problemas de uma grande empresa do setor, além de terem a possibilidade de contratação como fornecedor ou co-desenvolver um produto junto à Ocyan.
“Nosso foco é em encontrar soluções inovadoras que realmente atendam às necessidades específicas da Ocyan e possam gerar impacto positivo em nossos processos. Cada piloto realizado nos permite avaliar o fit das soluções com os desafios enfrentados pela companhia, gerando resultados tangíveis que beneficiam ambas as partes. O Ocyan Waves Challenge é uma oportunidade de transformação mútua", destaca Patricia Grabowsky (foto), gerente executiva de Inovação e Pessoas da Ocyan.
Sobre os resultados do programa, a executiva ainda destaca que mais de 80% das startups que realizaram pilotos com a Ocyan foram contratadas: "Nossos resultados refletem o sucesso da iniciativa e o valor gerado para todos os envolvidos", finaliza.
Ocyan Waves e reconhecimento do mercado
O Ocyan Waves já mapeou mais de 800 startups, com mais de 30 projetos-piloto executados, dos quais 80% deles seguiram para etapa de contratação
A plataforma de inovação aberta da Ocyan, lançada em 2019, busca estimular o relacionamento da empresa com o ecossistema de startups, acelerando o processo de inovação por meio de dois programas: o Ocyan Waves Challenge e o Ocyan Waves Booster.
Com os resultados obtidos pelo Ocyan Waves, a Ocyan vem sendo reconhecida, desde 2021, entre as 100 empresas que melhor se relacionam com startups de acordo com o Ranking TOP Open Corps 2024, organizado pela 100 Open Startups. Em 2023, figurou como a segunda melhor empresa no mercado de petróleo e gás e foi reconhecida, no ano passado, como uma das cinco empresas mais engajadas em práticas de inovação aberta do setor.
Sobre a Ocyan - A Ocyan atua há décadas na prestação de serviços para o setor de óleo e gás Upstream, com alta qualidade e capacidade técnica.
Na área de PRODUÇÃO OFFSHORE somos a única operadora brasileira de unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência – FPSO’s. Operamos atualmente quatro unidades por meio de uma joint venture 50/50 com a Altera Infrastructure, mantendo contratos de longo prazo como Consórcio de Libra, a Karoon Energy e a Brava Energia.
Temos larga experiência em SUBSEA, com afretamento e operação de unidades de lançamento de risers flexíveis (PLSV’s). Atuamos também em projeto de descomissionamento de instalações submarinas de campos offshore em águas profundas no Brasil, além de executarmos projetos EPCI (Engineering, Procurement, Construction&Installation), como por exemplo, o projeto de revitalização da malha de gás da Bacia de Campos por meio de um consórcio com a Mota-Engil. Estudamos ainda a prestação de serviços para projetos de energia Eólica Offshore, em sinergia com nossas outras atividades.
Em Macaé, temos nossa área de SERVIÇOS e TECNOLOGIAS. Atendemos o mercado de Manutenção e Serviços Offshore, para às áreas de engenharia, suprimentos, fabricação, montagem, inspeções, manutenção, reparo e pintura, além de oferecer Serviços Digitais e de Tecnologias.
Fale Conosco
13