Startup

Startup LTrace, de Santa Catarina firma parceria pioneira com Petrobras

Incubada do MIDITEC, LTrace é a primeira startup a desenvolver um projeto de P&D para a petrolífera, e estudará machine learning aplicado à microtomografia de rochas

Redação/Assessoria
27/09/2019 14:07
Visualizações: 1038 (0) (0) (0) (0)

Desde ontem, dia 26 de junho, está em vigência um contrato de dois anos do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) com a startup catarinense LTrace, desenvolvedora de soluções geofísicas para inversão sísmica conjunta. A parceria para projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é inédita no Brasil, e visa a implementar técnicas de machine learning no processo de análise e microtomografia de rochas na área do pré-sal brasileiro.

De acordo com normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), empresas com grandes campos de petróleo têm como obrigação aplicar anualmente 1% de investimento em pesquisa, dos quais 10% devem ser destinados a empresas brasileiras. Esse valor tem como finalidade o custeio para execução do projeto e não prevê lucro. Com o orçamento, a LTrace irá contratar cinco novos colaboradores para apoiar no desenvolvimento do projeto, totalizando uma equipe de oito profissionais altamente qualificados.

Fernando Bordignon, cofundador da LTrace, explica que o objetivo do projeto é levar o desenvolvimento realizado na academia para a indústria. "Nós iniciamos nossas pesquisas sobre o tema na universidade, e desenvolvemos muitos projetos por lá. O objetivo desta parceria com a Petrobras é levar esse conhecimento para a indústria", pontua Fernando. "Por meio de recursos de machine learning, vamos conectar micro propriedades de rochas com as propriedades gerais do reservatório de petróleo. Em geral, essas amostras são muito pequenas e existe uma grande dificuldade de isolá-las e conectá-las com o restante. Por meio da tecnologia, faremos uma análise da composição das rochas onde fica o óleo, nos reservatórios, para conectar os dados sísmicos de grandes dimensões do campo com micro amostras de rochas", explica.

Institucional

Histórico da LTrace

A startup foi fundada em 2017 por três ex-alunos de um mesmo laboratório de pesquisa em Ciências da Computação aplicadas à Geofísica, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente integrante do MIDITEC, incubadora de empresas de base tecnológica gerenciada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, a LTrace desenvolve um aplicativo para análises geofísicas, que pode ser instalado em um software já utilizado pelos geofísicos da área.

A empresa trabalha com inversão sísmica, que é o processamento de dados a partir de informações dos reservatórios de petróleo ou depósitos de gás sob a superfície de terra. "No momento, estamos trabalhando no aprimoramento da nossa solução e na estruturação de nosso modelo de negócio, e a parceria para P&D firmada com a Petrobras neste momento vem como uma forma de chegar o mais perto de um produto possível. Já temos o problema, os dados e a ferramenta, só resta saber como integrar tudo isso para gerar um produto", finaliza Fernando.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC HOUSTON 2025
Profissionais do Grupo MODEC serão homenageados na OTC 2025
30/04/25
Pessoas
Paulo Cesar Montagner toma posse como 14º reitor da Unicamp
30/04/25
Etanol
Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de...
30/04/25
Captura de CO2
Impact Hub e Tencent lançam programa que disponibiliza a...
30/04/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22