Mossoró Oil & Gas Expo

Startup capixaba fica em primeiro lugar em competição durante o Mossoró Oil & Gas Expo

A Neo Vision, vencedora do Startup Day, criou ferramenta de análises, feitas a partir de modelos tridimensionais e automatizados, usados nas atividades de produção e exploração

TN/ASN
24/11/2023 15:50
Startup capixaba fica em primeiro lugar em competição durante o Mossoró Oil & Gas Expo Imagem: Divulgação Visualizações: 584 (0) (0) (0) (0)

A empresa capixaba Neo Vision, que atua com inspeção, modelagem 3D e mapeamentos com drones, foi a grande vencedora da competição Startup Day, realizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, na última quarta-feira (22), dentro da programação da Arena Inovação, no Mossoró Oil & Gas Expo.

Com sede em Vitória, a startup apresentou uma solução voltada para análises feitas a partir de modelos tridimensionais e automatizados como alternativa para prever problemas futuros e reduzir perdas com possíveis paralisações no processo de produção de petróleo.

De acordo com Lucas Jonis, desenvolvedor da startup, a riqueza de detalhes produzida a partir das imagens geradas tridimensionalmente é o grande diferencial da solução, já comercializada com operadoras como a Petrobras, por exemplo.

“O que a gente está propondo é uma nova forma de fazer gestão de manutenção: mais inteligente, mais prática, mais tecnológica, a partir dessa inovação. Ao conseguir implementar análises por inteligência artificial por modelos tridimensionais hiperrealistas, a gente traz os aspectos dimensionais, posicionais, as texturas, o aspecto visual e a máquina conseguem interpretar possíveis danos, possíveis patologias em dutos, em maquinário e isso evita problemas futuros e reduz impactos por perdas na produção”, explica.

A solução apresentada pela Neo Vision levou o primeiro lugar no Startup Day após concorrer com outras nove empresas, selecionadas a partir de edital lançado pelo Sebrae RN. Entre elas, a RN Tecnologia, empresa com sede em Natal, que conquistou a segunda colocação na competição de startups com o Sistema Camális.

O prêmio à startup foi entregue por Ana Karla Macabu, analista do Sebrae/ES que coordenou a missão empresarial capixaba ao Mossoró OIl & Gas Expo.

De acordo com o diretor de Operações do Sebrae RN, Marcelo Toscano, o estímulo à inovação é uma das estratégias do Sebrae para tornar mais competitivo e, ao mesmo tempo, inserir o pequeno negócio dentro da cadeia do petróleo e gás. Para o diretor, o Startup Day é mais uma iniciativa que reforça as ações da entidade neste sentido.

Mossoró OIl & Gas Expo

O Mossoró OIl & Gas Expo, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro, é uma realização do Sebrae no Rio Grande do Norte e Redepetro RN, com correalização da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que sedia o evento no Expocenter. Esta é a oitava edição da feira, maior do segmento no Brasil, e reuniu os grandes players da indústria do petróleo e gás onshore do país.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.