Mossoró Oil & Gas Expo

Startup capixaba fica em primeiro lugar em competição durante o Mossoró Oil & Gas Expo

A Neo Vision, vencedora do Startup Day, criou ferramenta de análises, feitas a partir de modelos tridimensionais e automatizados, usados nas atividades de produção e exploração

TN/ASN
24/11/2023 12:50
Startup capixaba fica em primeiro lugar em competição durante o Mossoró Oil & Gas Expo Imagem: Divulgação Visualizações: 1819

A empresa capixaba Neo Vision, que atua com inspeção, modelagem 3D e mapeamentos com drones, foi a grande vencedora da competição Startup Day, realizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, na última quarta-feira (22), dentro da programação da Arena Inovação, no Mossoró Oil & Gas Expo.

Com sede em Vitória, a startup apresentou uma solução voltada para análises feitas a partir de modelos tridimensionais e automatizados como alternativa para prever problemas futuros e reduzir perdas com possíveis paralisações no processo de produção de petróleo.

De acordo com Lucas Jonis, desenvolvedor da startup, a riqueza de detalhes produzida a partir das imagens geradas tridimensionalmente é o grande diferencial da solução, já comercializada com operadoras como a Petrobras, por exemplo.

“O que a gente está propondo é uma nova forma de fazer gestão de manutenção: mais inteligente, mais prática, mais tecnológica, a partir dessa inovação. Ao conseguir implementar análises por inteligência artificial por modelos tridimensionais hiperrealistas, a gente traz os aspectos dimensionais, posicionais, as texturas, o aspecto visual e a máquina conseguem interpretar possíveis danos, possíveis patologias em dutos, em maquinário e isso evita problemas futuros e reduz impactos por perdas na produção”, explica.

A solução apresentada pela Neo Vision levou o primeiro lugar no Startup Day após concorrer com outras nove empresas, selecionadas a partir de edital lançado pelo Sebrae RN. Entre elas, a RN Tecnologia, empresa com sede em Natal, que conquistou a segunda colocação na competição de startups com o Sistema Camális.

O prêmio à startup foi entregue por Ana Karla Macabu, analista do Sebrae/ES que coordenou a missão empresarial capixaba ao Mossoró OIl & Gas Expo.

De acordo com o diretor de Operações do Sebrae RN, Marcelo Toscano, o estímulo à inovação é uma das estratégias do Sebrae para tornar mais competitivo e, ao mesmo tempo, inserir o pequeno negócio dentro da cadeia do petróleo e gás. Para o diretor, o Startup Day é mais uma iniciativa que reforça as ações da entidade neste sentido.

Mossoró OIl & Gas Expo

O Mossoró OIl & Gas Expo, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro, é uma realização do Sebrae no Rio Grande do Norte e Redepetro RN, com correalização da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), que sedia o evento no Expocenter. Esta é a oitava edição da feira, maior do segmento no Brasil, e reuniu os grandes players da indústria do petróleo e gás onshore do país.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.