Etanol

SP terá ônibus movidos a etanol a partir de 2011

A cidade de São Paulo terá a partir de maio de 2011 ônibus movidos a etanol aditivado em sua frota de transporte coletivo. No total, 50 veículos movidos pelo combustível serão colocados nas ruas. O protocolo de intenções que irá viabilizar a operação foi assinado nesta quinta-feira (25) n

Redação/ Agências
25/11/2010 15:14
Visualizações: 137
A cidade de São Paulo terá a partir de maio de 2011 ônibus movidos a etanol aditivado em sua frota de transporte coletivo. No total, 50 veículos movidos pelo combustível serão colocados nas ruas. O protocolo de intenções que irá viabilizar a operação foi assinado nesta quinta-feira (25) na Prefeitura. A expectativa é substituir 30% da frota por veículos movidos a etanol.


Os ônibus serão produzidos na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo, no ABC, e operados pela Viação Metropolitana. O combustível será fornecido pela União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Única) – que firmou um contrato com a Prefeitura garantindo o fornecimento do etanol aditivado por 70% do preço do diesel, atual principal combustível da frota da capital paulista.


De acordo com o secretário municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, o acordo foi necessário para que variações de preço do etanol não prejudicassem a operação, tornando-o ainda menos competitivo que o diesel. Mesmo com o preço definido, a quilometragem por litro do etanol é menor que a do diesel. Por isso, o valor a ser pago para as empresas que optarem por esse combustível será cerca de 3% maior que o referente ao diesel para cobrir os custos da operação.


O valor, de acordo com o secretário e com o prefeito Gilberto Kassab, será pago com o dinheiro arrecadado em multas aplicadas pelos radares habilitados a verificar o cumprimento da inspeção veicular.


Segundo a Prefeitura, testes feitos com um ônibus movido a etanol na cidade mostraram uma redução de 80% na emissão de gases do aquecimento global, 90% na emissão de material particulado e a ausência de emissão de enxofre. O veículo percorreu 25 mil quilômetros na cidade desde dezembro de 2009 e não apresentou falhas, de acordo com a administração municipal.
 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20