Offshore

Sonda Norbe VI, da Ocyan, inicia operação no campo de Tartaruga Verde, na BC

Redação/Assessoria
22/01/2020 19:10
Sonda Norbe VI, da Ocyan, inicia operação no campo de Tartaruga Verde, na BC Imagem: Divulgação Visualizações: 682

A sonda Norbe VI da Ocyan inicia suas atividades hoje, em um contrato assinado para os próximos dois anos. A primeira expedição será executada no campo de Tartaruga Verde, na Bacia de Campos, com previsão de duração de até 45 dias. A Norbe VI é uma das 5 sondas de perfuração em águas profundas da Ocyan.

A embarcação é uma plataforma de perfuração semissubmersível, com posicionamento dinâmico capaz de operar em lâmina d’água de até 2,4 mil metros e perfurar poços até 7,5 mil metros. A sonda foi construída em 2010 e esteve em contrato com a Petrobras até 2018. A Norbe VI fará uma intervenção no poço 3-RJS-670 e já está alocada, aguardando a aprovação final da Petrobras para iniciar os trabalhos.

“Nos preparamos durante meses na Baía de Guanabara, período em que foram executados todos os serviços de adaptação e de manutenção para atender as exigências do cliente. Nosso objetivo é manter esse ativo com alta operacional, como já ocorre com as outras sondas da Ocyan”, explica Heitor Gioppo, diretor Superintendente da Unidade de Perfuração da Ocyan.

A sonda foi uma das classificadas pela Petrobras na licitação para contratação de equipamentos com capacidade para operar em 2 mil metros de lâmina d’água em águas brasileiras delimitadas pelas coordenadas geográficas de acordo com Contratos de Concessão, Cessão Onerosa ou Contratos de Partilha de Produção.

Marcos da Norbe VI

A sonda semissubmersível já foi contratada da Petrobras e realizou operações no período, entre 2011 a meados de 2018, e teve como indicador favorável a marca de dois anos sem acidentes a bordo. O contrato foi finalizado com 98% de uptime operacional (índice de eficiência) e em segundo lugar no ranking de performance da Petrobras (Sondópolis).

Dados Técnicos Norbe VI

Lâmina d´água 2.400 metros

Capacidade de perfuração 7.500 metros

Modelo Gusto MSC

Classe DNV

Comprimento 97 metros

Altura da torre 56,4 metros

Capacidade da torre 2.000.000 lbs

Pacote de perfuração NOV

BOP Ge/Hydril 18 ¾ x 15 k psi 5 Ram x 15 psi 2 Annular x 10 psi

MPD Ready 3.2 MMlb AFG

Acomodação 164 POB

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13