Dia Mundial da Água

Soluções em gás reduzem e até substituem uso de água na indústria

Redação/Assessoria
22/03/2017 17:54
Visualizações: 430

O Dia Mundial da Água (22 de março) reacende as discussões sobre a necessidade de se encontrar formas mais racionais de consumo desse bem natural, que apesar de ocupar 70% da superfície da Terra, está disponível para uso humano somente nos 2,5% do total de água doce existente no planeta. E dessa parcela, mais de 90% são consumidos em conjunto por atividades ligadas à agricultura e indústria, conforme números da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

Para tornar mais eficiente o uso de água em processos industriais, a Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, desenvolve soluções com a aplicação de gases que reduzem e até substituem a necessidade de água em atividades como limpeza de peças, maquinários, preparo de concreto, entre outras.

Jateamento com gelo seco para limpeza de maquinários

Entre as soluções desenvolvidas pela Air Liquide, estão as que fazem a limpeza de maquinários industriais por jateamento com gelo seco. A aplicação é feita por meio de um equipamento que impulsiona os jatos de gelo seco, que saem em formato de “pellets” (espécie de granulados) a uma temperatura de – 80oC. No momento do contato com a superfície a ser limpa, que está em temperatura ambiente, ocorre um choque térmico que evapora o gás carbônico (CO2) presente nos pellets de gelo seco e faz a limpeza, sem deixar resíduos.

Denominada Clean Blast, esta solução é indicada para a limpeza de maquinários industriais de diferentes segmentos, como alimentício, de plásticos, fundição, gráficas, embalagens, pneus, borrachas, entre outros. Além de eliminar o consumo de água, a solução gera ganhos em termos operacionais, já que não há a necessidade de desmontar peças ou maquinários inteiros para que a limpeza seja feita.

Neve carbônica para limpeza pré-pintura de peças automotivas

O Snow Clean, outra solução desenvolvida pela Air Liquide, tem aplicação semelhante à do Clean Blast. Mas em vez de pellets de gelo seco, o que é jateado é gás carbônico em formato de “névoa carbônica”, para a limpeza prévia feita em peças automotivas antes de sua pintura. A aplicação também economiza água e a necessidade de se reservar um espaço (cabine de pintura) para a lavagem que seria feita de forma convencional.

Nitrogênio substitui gelo no resfriamento do concreto

O Cryocrete também é uma solução que ajuda a reduzir o consumo de água na indústria. Desenvolvida para atender ao segmento da Construção, a aplicação consiste no uso de Nitrogênio para acelerar o processo de resfriamento do concreto, necessário para evitar o surgimento de rachaduras e outros tipos de fissura em grandes obras, como barragens, pontes, viadutos, usinas, entre outras.

No processo convencional, o resfriamento do concreto seria feito mediante o uso de gelo, o que demandaria mais tempo e necessidade de aplicação manual. Além disso, o resfriamento não atingiria as mesmas temperaturas se comparado ao uso do gás.

Por outro lado, a aplicação do Cryocrete acelera esse processo porque o nitrogênio é um gás que, naturalmente, já se encontra sob baixíssimas temperaturas, de até -196ºC. O resultado é o resfriamento mais rápido da mistura de concreto, que leva em média de 6 a 7 minutos para atingir a temperatura ambiente com o uso da solução da Air Liquide. Já o resfriamento com gelo, alternativa normalmente utilizada nesse processo, leva cerca de 15 a 20 minutos.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Gás Natural
Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de "hub do gás" e...
27/01/26
Combustíveis
Petrobras reduz preços de gasolina em 5,2% para distribu...
26/01/26
Brasil-Alemanha
PMEs Go Green realiza ciclo de workshops gratuitos com f...
26/01/26
Etanol
Hidratado registra valorização no mercado semanal e diário
26/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Petrobras
Alta eficiência amplia refino e aumenta produção de comb...
22/01/26
Combustíveis
IBP: Decisão da ANP garante segurança de abastecimento e...
22/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
21/01/26
Drilling
Navio-sonda Norbe IX, da Foresea, passa por manutenção p...
21/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.