Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Startups

Solução de startup automatiza decisões em ativos da Ocyan

14/09/2021 | 12h00
Solução de startup automatiza decisões em ativos da Ocyan
Divulgação Divulgação

Digital Twin do BOP integra sistemas, bancos de dados e modelos 3D com inteligência artificial

O desafio da Ocyan era centralizar operações e ampliar a automatização da tomada de decisão nos ativos – as sondas e plataformas de petróleo, para ampliar a produtividade. A provocação foi feita às startups de todo o país para apresentação de soluções por meio do programa de inovação Ocyan Waves, na edição de 2020. A resposta positiva veio da startup paranaense Vidya que, ao longo do ano passado e deste ano, desenvolveu o Digital Twin para BOP (blowout preventer – preventivo de explosão), solução que integra sistemas, bancos de dados e modelos 3D em um único local por meio de inteligência artificial.

Revista TN Petróleo

“A plataforma de Digital Twin da Vidya cria um fluxo de dados contínuo entre a sonda e plataforma e projeta as informações de forma integrada em uma representação virtual. A solução utiliza inteligência artificial e escaneamento 3D para tornar as atividades ainda mais eficientes. No modelo que estipulamos, a plataforma foi capaz de coletar dados operacionais, de manutenção, de alertas, de inspeção e dados visuais para otimizar e reduzir o tempo de intervenção no equipamento. Assim, conseguimos reduzir o prazo de parada de equipamentos usados nas operações submarinas. Foi uma solução altamente tecnológica, mas de ágil execução, com ganhos para a Ocyan e os clientes”, explica Paloma Ferreira, líder do projeto na Ocyan.

Historicamente, existe uma perda grande de documentação entre as fases de engenharia e comissionamento de ativos industriais, registros que seriam extremamente úteis na fase de operação do ciclo de vida deste ativo. “Além disso, toda essa informação não costuma estar integrada, gerando dispêndio grande de tempo na busca por dados, alertas ou recomendações operacionais, uma vez que gestores e operadores necessitam consultar múltiplos sistemas e pilhas de papéis para verificar informações”, esclarece Arthur Onias, engenheiro de subsea e membro da equipe que conduz o projeto. da Ocyan.

Com o Digital Twin, é possível obter em uma única plataforma, os dados de operação, de manutenção e de documentação de engenharia. Além disso, utiliza inteligência artificial para análises de dados operacionais e predição de falhas de componentes.

Avanços em 2021

O projeto piloto da solução foi iniciado ano passado, na sonda Norbe VIII (foto). Neste ano, o sistema já está em execução neste mesmo ativo. Foram feitas digitalizações em 3D no BOP da unidade para ampliação do detalhamento do modelo no Digital Twin. “Tudo isso permitirá, no futuro, a ampliação do uso da tecnologia de Digital Twin para todos os BOPs da frota da Ocyan em 2022”, destaca Patrícia Grabowsky, gerente de Inovação da Ocyan.

Institucional

Ela lembra também que na segunda etapa estão sendo concluídas as integrações por API (Application Programming), que avançam em relação às atuais conquistas e permitem a sincronização automática entre todos os sistemas. Até o momento, já é possível a integração com o IBM Máximo (sistema de Manutenção) trazendo os alertas de operação diretamente para o Digital Twin. Alguns dos resultados alcançados permitiram a ampliação do sistema de alertas com representação visual em 3D e indexação ótica de documentos, que facilita a navegação em conjunto de dados mais amplos e complexos, como manuais de fabricantes. A técnica pode conseguir uma redução de até 30% do tempo de busca por alertas e recomendações do ativo.

Digital Twin 

A Vidya já desenvolveu diversos Digital Twins voltados a gestão de integridade de ativos de outras empresas. Desde digital twins aplicados à integridade estrutural de ativos de mineração, até digital twins de FPSOs para gestão de Fabric Maintenance e Integridade de casco, por exemplo.

O Digital Twin para BOP é uma inovação que a Vidya está construindo exclusivamente com a Ocyan, que identificou o potencial dessa tecnologia para aumentar a eficiência operacional deste tipo de equipamento durante o programa de Inovação Aberta Ocyan Waves. “Nesse sentido, o projeto pode sim ser replicado para outros clientes para atender a demandas específicas, ainda que necessite de adaptações”, complementa Otávio Correa, CEO da Vidya. No mercado de O&G e Energia, além da Ocyan, a Vidya atua também com a Petrobras, Modec, Vale, Whirlpool, entre outros.

Ocyan Waves - O Ocyan Waves busca iniciativas de inovação para melhorar suas operações, trazendo maior eficiência e segurança a seus colaboradores e clientes, incentivando o ecossistema de startups e contribuindo diretamente para nova geração de fornecedores do setor de óleo e gás no Brasil. Em três anos, mais de 400 startups se inscreveram nos desafios, sendo oito já contratadas após projeto piloto. Ao final de 2021, mais algumas deverão seguir o mesmo caminho.

 



Fonte: Redação TN Petróleo/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar