Porto de Santos

Solução de gargalos custará R$ 4,19 bilhões, diz CNT

<P>A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) estima que a solução dos principais obstáculos físicos e operacionais que comprometem a eficiência das ferrovias brasileiras exigiria hoje investimentos de aproximadamente R$ 4,19 bilhões. Levantamento feito pela CNT aponta que a velocidade m?...

A Tribuna - SP
23/03/2007 00:00
Visualizações: 383 (0) (0) (0) (0)

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) estima que a solução dos principais obstáculos físicos e operacionais que comprometem a eficiência das ferrovias brasileiras exigiria hoje investimentos de aproximadamente R$ 4,19 bilhões. Levantamento feito pela CNT aponta que a velocidade média dos trens de carga, no Brasil, é de apenas 22,7 km/h, pouco mais de 25% da velocidade média das ferrovias nos Estados Unidos, de 82 km/h.

No Brasil, em alguns casos, principalmente quando os trens cortam áreas urbanas, caso de Santos, a velocidade dos trens pode chegar a apenas 5 quilômetros por hora. Esse é um dos principais ‘‘gargalos’’ da malha ferroviária apontados pela entidade.

A região do Porto de Santos é tida pela CNT como uma das complicadas. ‘‘A grande preocupação é com a Baixada Santista e a região de Campinas. Nas duas regiões, vamos trabalhar com a Secretaria de Habitação de São Paulo para eliminar essas invasões’’, disse.

A pesquisa também estima que para os próximos anos são necessários investimentos de R$ 9,413 bilhões na expansão da malha ferroviária. Esse montante já inclui os R$ 7,8 bilhões destinados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o setor. Entre as obras listadas pela CNT estão a nova Transnordestina e a ampliação em 840 quilômetros da malha de Santa Catarina.

Segundo o presidente do departamento ferroviário da CNT, Rodrigo Vilaça, que também é diretor da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), alguns desses investimentos deveriam ser feitos pelo poder público, principalmente no que ser refere à solução de problemas como a remoção de moradores que invadem a faixa de domínio das ferrovias. Essas invasões e os problemas nas passagens de nível são os principais responsáveis pela baixa velocidade média dos trens no Brasil, segundo a CNT.

A remoção das invasões em faixas de domínio de ferrovias no Estado de São Paulo deve exigir investimentos de R$ 20 milhões, segundo o levantamento da CNT. Desde o início das privatizações, em 1996, as concessionárias de ferrovias no Brasil já investiram mais de R$ 12 bilhões, segundo a CNT.

De acordo com a confedereção, outras obras para resolver os gargalos podem ser feitas por meio de parcerias público privadas (PPP), como é o caso do tramo Norte do Ferroanel de São Paulo, obra avaliada em R$ 850 milhões. A CNT considera como ‘‘eliminação de gargalos’’ tanto obras como a construção de contornos ferroviários como intervenções mais simples, como a sinalização de ‘‘passagens de nível’’, que são os pontos onde as ferrovias cruzam com rodovias ou até mesmo com avenidas.

‘‘Se não eliminarmos esses gargalos e não aumentarmos a velocidade dos trens, o sistema pode vir a travar em 2010’’, disse Vilaça. A pesquisa da CNT mostrou que existem no País 12,3 mil passagens de nível, das quais 2.503 em situação ‘‘crítica’’. Há, ainda, 434 casos de invasão de faixas de domínio. Nessas invasões, disse Vilaça, residem, hoje, cerca de 200 mil famílias. (Agência Estado)

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas destaca avanços e interiorização do gás natural d...
25/07/25
Oferta Permanente
ANP aprova estudos do Projeto Calcita e pode dar origem ...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Mercado de gás natural é destaque no segundo dia do Serg...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Inovaren marca presença na SOGE – Sergipe Oil & Gas 2025
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae participa da abertura do Sergipe Oil&Gas 2025
24/07/25
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio para co...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe reforça protagonismo nacional no setor energétic...
24/07/25
Etanol de milho
Participação do etanol de milho cresce e ganha protagoni...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Avanço do Sergipe Águas Profundas e descomissionamento d...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Potencial de Sergipe na produção de óleo e gás é destaqu...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergas tem participação no Sergipe Oil & Gas 2025 com fo...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Quarta edição do Sergipe Oil & Gas destaca Sergipe no me...
23/07/25
PD&I
ANP realiza workshop sobre Fundo de Investimento em Part...
23/07/25
Bacia de Campos
ANP aprova acordo de individualização da produção do pré...
23/07/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana impulsiona economia regional e gera...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Eneva celebra 5 anos do Hub Sergipe durante o Sergipe Oi...
23/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sebrae e rede Petrogas levam soluções e serviços de pequ...
22/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22