Empresas

Solazyme e Bunge formam joint venture para produção de óleo renovável em escala comercial

As empresas irão construir e operar conjuntamente uma fábrica de óleos renováveis, em uma área adjacente à usina Moema, da Bunge Brasil. O empreendimento terá investimentos de cerca de US$ 100 milhões, terá capacidade anual projetada de 100.000 toneladas de óleos e irá gerar 80 empregos d

Redação
11/04/2012 14:26
Visualizações: 524 (0) (0) (0) (0)
As empresas Solazyme, de óleos renováveis e bio-produtos, e a Bunge Global Innovation LLC, subsidiária integral da Bunge Limited, empresa global de alimentos e agronegócio, assinaram acordos definitivos para a formação de uma Joint Venture (JV) para construção e operação de uma fábrica de óleos renováveis, em uma área adjacente à usina Moema, da Bunge Brasil. Durante a cerimônia de oficialização do negócio, realizada na terça-feira (10), com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente e CEO da Bunge Brasil, Pedro Parente, e o CEO mundial da Solazyme, Jonathan Wolf, foram anunciados investimentos da ordem de US$ 100 milhões.

A JV, que operará sob o nome Solazyme Bunge Produtos Renováveis Ltda., terá uma capacidade anual projetada de 100.000 toneladas de óleos. A planta utilizará a tecnologia de produção de óleos customizados da Solazyme, aliada à capacidade de produção e processamento de cana da Bunge, para produzir óleos triglicérides customizados, utilizados em aplicações industriais não alimentícias no mercado doméstico brasileiro. Esta parceria gerará cerca de 80 empregos diretos na operação da fábrica e aproximadamente 250 durante a sua construção.

“A Bunge está entusiasmada com essa parceria para comercializar a plataforma tecnológica de transformação de açúcares em óleo, que nos permitirá vincular nossas cadeias de valor de açúcar e óleo vegetal,” disse Ben Pearcy, diretor global de Açúcar e Bioenergia e chief development officer da Bunge Limited. “Os óleos customizados que esperamos produzir não só ampliarão nosso portfólio e atenderão à demanda crescente das indústrias de combustíveis e oleoquímicas, como também aumentarão nossa capacidade de alavancar novas tecnologias para oportunidades futuras em açúcar e bioenergia", concluiu.

“A fábrica de óleos em escala comercial da JV no Brasil proporcionará à Solazyme a capacidade que necessitamos para produzir óleos renováveis customizados e atender à forte demanda que percebemos em nossos mercados alvo”, disse Jonathan Wolfson, CEO da Solazyme. “Como uma empresa líder em processamento de oleaginosas e esmagamento de cana, a Bunge nos oferece expertise e escala fundamentais. Sua presença global nos mercados de açúcar e óleo vegetal, sua experiência em processamento de grande escala e sua significativa presença no Brasil, aliadas à nossa tecnologia avançada de fermentação, criam uma aliança poderosa na área emergente de óleos customizados".

“Com o anúncio deste investimento, a Bunge, presente no Brasil há 107 anos, reforça seu compromisso com o desenvolvimento do país, participando não só do crescimento sustentável do agronegócio brasileiro, como também no desenvolvimento de novas tecnologias que alavanquem a produtividade e a excelência industrial, gerando empregos e riquezas”, afirma Pedro Parente, presidente e CEO da Bunge Brasil.

A fábrica, que será financiada igualmente pela Solazyme e Bunge, foi projetada para se integrar com uma nova unidade de cogeração na Usina Moema e poderá ser ampliada, de acordo com a futura demanda de mercado. O início das atividades está previsto para o segundo semestre de 2013.

Esse anúncio segue um histórico de colaboração entre as duas empresas, que se iniciou com um investimento por parte da Bunge na Solazyme, em 2010, seguido por um Acordo de Desenvolvimento Conjunto financiado pela Bunge, em maio de 2011, para o desenvolvimento de óleos passíveis de comercialização.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
Energia Elétrica
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
23/04/25
Combustíveis
Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órg...
22/04/25
Startups
Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na...
22/04/25
Etanol
Hidratado recua após duas semanas em alta; Anidro fecha ...
22/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22