SLB

SLB aposta em crescimento no Nordeste e investe em digitalização e energias limpas

Expansão no mercado brasileiro.

Redação TN Petróleo
23/06/2025 13:33
SLB aposta em crescimento no Nordeste e investe em digitalização e energias limpas Imagem: TN Petróleo Visualizações: 1294

Patrocínio de cobertura

TN Conecta, produção especial da TN Petróleo, conversou com André Moroz (foto), gerente de contas da SLB, durante o Bahia Oil and Gas. A companhia, que é líder global em tecnologia energética, tem ampliado sua atuação no Brasil com foco em iniciativas tanto no offshore quanto no onshore.

De acordo com o executivo, a presença da empresa no Nordeste tem se intensificado de forma expressiva nos últimos anos. “Hoje a atuação da SLB no Nordeste brasileiro vem crescendo ao longo dos últimos três, quatro anos, junto com o mercado, de uma forma bastante agressiva. Nós temos visto um crescimento bastante grande, da ordem de três a quatro vezes nos últimos três anos”, explicou.

André ressaltou ainda que a expectativa é manter esse ritmo nos próximos anos. “A gente mantém esse crescimento e os investimentos no onshore, também no offshore, principalmente no Nordeste. Nosso objetivo hoje é de continuar com esses investimentos nos próximos anos, seguindo a mesma história que a gente tem recentemente”, completou.

Tecnologia e digitalização a serviço da eficiência
A digitalização tem sido uma das grandes apostas da SLB para tornar as operações de exploração e produção mais eficientes. Com uma divisão dedicada exclusivamente à área digital, a empresa busca integrar tecnologia e conectividade em seus processos.

Segundo André Moroz, um dos focos está na aplicação da chamada internet das coisas, com sistemas interligados que permitem acompanhar e ajustar o funcionamento das operações em tempo real. “Essa digitalização inclui internet das coisas, e essa tecnologia vem trazendo benefícios para toda a sociedade”, pontuou.

Ele destacou ainda que essa automação permite ganhos significativos de produtividade. “Estamos aumentando a eficiência e mantendo a operação funcionando 24 horas por dia. Esperamos que nos próximos anos a gente consiga crescer ainda mais, trazendo esses benefícios a todas as áreas de operação onde a gente atua atualmente”, disse.

Transição energética como prioridade
A transição energética é um dos pilares estratégicos da SLB no Brasil. A companhia tem buscado não apenas adequar suas operações às novas demandas do setor, mas também liderar a transformação por meio de investimentos concretos e soluções inovadoras.

“Hoje, a SLB, 10 a 12% da energia já é gerada na própria base de operação que nós temos, com cerca de 500 painéis solares. Toda a energia elétrica que a gente consome no Brasil em nossas bases de operação vem do mercado livre. Essa é uma medida importante para garantir eficiência energética e reduzir nossa pegada ambiental”, explicou André.

Segundo ele, a empresa segue apostando em tecnologias de ponta. “Estamos investindo também em completações inteligentes, tudo eletrônico, de forma a melhorar ainda mais a eficiência de todos os nossos produtos. Com isso, levamos esse benefício não apenas aos nossos clientes, mas a toda a população que depende da evolução do setor de energia”, completou.

Assista a entrevista completa, direto no nosso canal do Youtube.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.