Tecnologia antecipa metas do Inovar-Auto.
Revista TN Petróleo, Redação
A SKF do Brasil desenvolveu dois rolamentos de roda de segunda geração para abastecer a linha de produção de duas fabricantes de veículos instaladas no país. O projeto, inédito na subsidiária brasileira, contou com investimentos estimados em R$ 5 milhões. As primeiras peças serão produzidas no final do primeiro semestre deste ano e devem ajudar as montadoras a se adequarem às exigências do Inovar-Auto, regime automotivo criado pelo Governo Federal com o intuito de fomentar o desenvolvimento da indústria nacional automotiva por meio de pesquisa e inovação local.
"Trata-se de um momento histórico para a companhia. O desafio era desenvolver localmente os primeiros rolamentos de roda que abastecerão duas importantes montadoras. A inovação já está na pauta diária da SKF e certamente continuaremos surpreendendo o mercado e ajudando a indústria automotiva nacional a ser mais forte e competitiva", conta o gerente de Engenharia de Aplicação da SKF do Brasil, Fabrício Teixeira.
O projeto, desenvolvido pela equipe de engenharia local, levou dois anos para ser concluído passando por etapas como definição do escopo do trabalho, cálculos dimensionais e desenhos, produção de protótipos, testes de bancada nos laboratórios da SKF dos EUA e Alemanha e adaptação de canal de produção no Brasil.
Os novos rolamentos, quando comparados às soluções utilizadas atualmente no Brasil, são mais leves, resistentes, geram menos atrito e possuem vida útil mais longa. "Conseguimos aumentar em 30% a vida útil desse conjunto. Outro ganho foi com o peso, reduzido em cerca de 9%. A utilização de simulações numéricas foi fundamental para alcançar essas melhorias, impactando positivamente na redução do consumo de combustível e emissão de CO2 dos veículos.", explica o engenheiro.
Outra vantagem tecnológica aplicada nos novos rolamentos está relacionada à segurança e à obrigatoriedade de novos componentes. Esses rolamentos contarão com o sistema ABS integrado, um item que torna os veículos mais seguros e que será obrigatório em todos os carros produzidos a partir de 2014.
"É mais um ganho que oferecemos no desenvolvimento desses rolamentos. Conseguimos antecipar regras e aliar tecnologia de ponta", diz Fabrício. O compromisso de nossos clientes com o programa Inovar-Auto é o grande responsável pelo aprimoramento técnico de nossa engenharia local e o impulsionador da transferência de novas tecnologias ao Brasil", complementa o executivo.
Toda a produção dos novos rolamentos de segunda geração estará concentrada no Complexo Industrial de Cajamar, no interior de São Paulo, para equipar plataformas de veículos de passageiros leves e comerciais leves. A previsão da companhia é atingir a marca de 600 mil rolamentos para as duas linhas no primeiro ano de produção e 1 milhão de peças a partir do segundo ano.
Brasil, China e Índia puxam a fila da inovação
Além do Brasil, China e Índia passam por um momento semelhante ao da subsidiária brasileira. Por lá há também o incentivo e direcionamento da matriz do grupo SKF para a criação de novas tecnologias e soluções que possam ajudar os fabricantes de veículos a se tornarem mais competitivos e eficientes.
"A companhia aposta no sucesso desses mercados e a inovação será essencial para impulsionar esse crescimento", revela o executivo.
Fale Conosco