Energia Elétrica

Sistema tem sobra até 2013

Jornal do Commercio
21/07/2009 06:24
Visualizações: 625 (0) (0) (0) (0)
O sistema elétrico brasileiro deverá operar com "uma sobra estrutural" de energia elétrica de aproximadamente 4 mil megawatts médios até 2013. Segundo o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, essa sobra foi um dos temas da reunião de ontem do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).


Tolmasquim explicou que isso significa que, mesmo num dos piores cenários de falta de chuvas, haverá essa sobra, que equivale à geração das duas usinas hidrelétricas que estão sendo construídas no Rio Madeira: Santo Antônio e Jirau. Essa sobra, explicou, decorre da conjunção de vários fatores: da queda do consumo gerada pela crise econômica, que se acirrou no final do ano passado; do fato de que os projetos de energia nova estão começando a ser entregues; e "da excelente" situação das chuvas neste ano. "Isso não significa que podemos esmorecer no licenciamento e na construção de novas hidrelétricas. Essa sobra nos dá margem de manobra", disse.


Tolmasquim disse que o leilão do projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), deverá ocorrer "no final de outubro". A previsão representa um adiamento em relação ao que consta do último balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No documento, está escrito que o leilão ocorreria até o dia 30 de setembro. Para poder licitar o projeto, o governo precisa que o Ibama libere a licença ambiental prévia da usina, que deverá gerar 11 mil megawatts.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.