Construção Naval

Sindicato da Construção Naval apóia porto industrial em Cubatão

<P>Acredito que isso vai ser viável até porque queremos trazer para este projeto empresas como a Transpetro, empresa de capital misto que está encomendando 20 navios. Rocha diz que o Brasil tem condições de reassumir o segundo posto no ranking de maiores construtores navais, atrás apenas do Ja...

Ascom
05/07/2006 21:00
Visualizações: 840

Acredito que isso vai ser viável até porque queremos trazer para este projeto empresas como a Transpetro, empresa de capital misto que está encomendando 20 navios. Rocha diz que o Brasil tem condições de reassumir o segundo posto no ranking de maiores construtores navais, atrás apenas do Japão. Hoje estão sendo construídos 4.300 navios de grande porte para a marinha mercante em todo o mundo, mas há uma demanda reprimida no Brasil, Venezuela, México e África. Nossa frota nacional é constituída de apenas 10% de navios construídos no Brasil, se pudermos elevar este índice para 20%, teremos milhares de novos empregos na indústria brasileira. O presidente do sindicato naval destaca também a posição de Cubatão, há poucos quilômetros do porto de Santos e com a presença do maior produtor de aço para navios do Brasil, a Cosipa, que fornece cerca de 90% do aço utilizado em navios nos estaleiros nacionais. O estado de São Paulo não tem um estaleiro, mesmo com um dos maiores portos do hemisfério sul e com o maior produtor de aço do país em seu território. Participaram também do encontro representantes de outras empresas ligadas ao transporte marítimo, como Wilson & Sons e TWB, instalada na margem esquerda (Guarujá) do porto de Santos, cujo diretor-presidente, Reinaldo Pinto dos Santos passará a representar o estado de São Paulo no conselho do sindicato. Viemos para analisar a possibilidade de negócios em Cubatão. Lula e Clermont - Por parte do governo federal, esteve presente ao encontro o secretário de Fomento de Ações do Ministério dos Transportes, Sérgio Hermes Martello Bacci, cuja secretaria administra o Fundo de Marinha Mercante, responsável por boa parte dos investimentos realizados em estaleiros no Brasil. Bacci disse que o encontro foi promovido após encontro de Clermont com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva há menos de um mês em Brasília, quando o prefeito entregou ao chefe da nação uma cópia do projeto. O secretário avalia que a reunião representa um passo importante para que a idéia saia do papel. Trouxemos empresários de estaleiros para entrar em contato com o município. Nós do ministério vamos fazer a intermediação entre as partes e, chegando a um bom termo, financiamos o projeto. Bacci diz que este é o momento para ir afinando a viola e que pretende entrar em contato com a Transpetro para que ele tome parte no empreendimento. Vamos no decorrer deste mês conversando com outros atores para tentar chegar ao fim do ano e ter uma proposta de instalação do porto industrial aqui em Cubatão. De acordo com o representante do ministério, não faltam recursos para os investimentos em estaleiros e portos de reparos. Hoje, o Fundo de Marinha Mercante arrecada cerca de R$ 1 bilhão por ano e investe entre R$ 600 e R$ 700 mil no mesmo período. O prefeito Clermont comentou o resultado do contato realizado com o presidente. Minha preocupação era quanto aos aspectos técnicos, por isso tinha o interesse em realizar este encontro com representantes da indústria do setor e do Ministério dos Transportes. Demanda reprimida - De acordo com informações do presidente do Sinaval o setor emprega hoje cerca de 35 mil pessoas, número que será acrescido de outros 20 mil com a encomenda da Transpetro. A Petrobrás tem 110 navios, sendo 45 próprios, com idade já avançada, e 65 fretados. A Marinha Mercante tem outros 54 navios fretados. Só com a troca dos fretados e a encomenda da Transpetro temos uma demanda de mais de uma centena de navios, trabalho para anos de produção.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cubatão

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
COP30
Encontro promovido pelas distribuidoras de energia elétr...
15/11/25
COP30
Fórum do IBP debate novas tecnologias e desafios na insp...
14/11/25
Apoio Offshore
Svitzer Copacabana chega para fortalecer operações de GN...
14/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
14/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
14/11/25
COP30
IBP promove painéis sobre descarbonização, metas globais...
14/11/25
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.