Porto

Setor portuário ganha Centro Internacional de Referência

O Centro Internacional de Referência em Portos e Sustentabilidade (CIRPS) será lançado no dia 5 de dezembro, durante o Seminário Portos e Sustentabilidade. O objetivo é promover a temática de sustentabilidade dos portos e suas correlaç&o

Revista TN Petróleo, Redação com Assessoria
03/12/2013 17:47
Visualizações: 945
O Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/COPPE/UFRJ) e a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR) lançam, no próximo dia 5, às 9 horas, o Centro Internacional de Referência em Portos e Sustentabilidade (CIRPS), na sede do Itamaraty em Brasília. O objetivo do Centro é promover a temática de sustentabilidade dos portos e suas correlações com a sociedade e o meio ambiente. Também tem a missão de gerar, organizar e disseminar informações científicas tecnológicas de qualidade e excelência.

O lançamento será realizado durante o Seminário Portos e Sustentabilidade. Na ocasião, a SEP entregará ao Ministério de Meio Ambiente/Ibama o Banco de Dados Georreferenciado de Qualidade dos Sedimentos de Dragagem de 18 portos brasileiros: Sistema de Monitoramento Ambiental Portuário  - MoniPort, que foi produzido pelo IVIG e contribuiu para a revisão da Resolução CONAMA nº 344/04, em 2012.

O evento também abrigará a reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), que vai debater a implementação do Plano Setorial de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas do Transporte, trazendo ao centro do debate a importância do Setor Portuário no Transporte Nacional. O encontro contará com a participação do secretário Executivo do Fórum e diretor da COPPE/UFRJ, professor Luiz Pinguelli Rosa; do Secretário Carlos Augusto Klink, da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, entre outros.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
Combustíveis
Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e pre...
03/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
BOGE 2026
NETZSCH do Brasil reforça liderança no setor de óleo e g...
01/06/26
BOGE 2026
Clark Solutions reforça atuação em eficiência Bahia Oil ...
01/06/26
Firjan
PIB cresce, mas custo estrutural continua limitando o Brasil
01/06/26
Combustíveis
Petrobras ajusta preço da gasolina
01/06/26
Parceria
Grupo Bravante firma parceria oficial com a WISTA Brazil...
01/06/26
Combustíveis
Etanol encerra maio com mercado atento ao avanço da safra
01/06/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
A SBM Offshore assinou contratos para as FPSOs SEAP-I e ...
31/05/26
BOGE 2026
Oil States reforça compromisso com inovação e excelência...
30/05/26
BOGE 2026
Bahiagás destaca protagonismo da Bahia na Transição Ener...
29/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25