IBP

Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE) tem evento e curso promovido pelo IBP

Redação/Assessoria IBP
25/11/2016 18:59
Visualizações: 574

Acreditado pelo Inmetro desde 2002 para gerenciar a certificação do Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos (SPIE) nas empresas, o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) abordará o tema em evento e curso que serão realizados no mês de novembro e dezembro, respectivamente.

Já na próxima segunda e terça-feira, dias 28 e 29, ocorrerá o SPIE do Futuro, um fórum de debates sobre o processo de certificação de SPIE. O evento será realizado na sede do IBP, no Rio de Janeiro, e reunirá especialistas e representantes de diversos segmentos da indústria, governo e trabalhadores, para identificar melhorias no processo de certificação, que existe há quase 20 anos. O objetivo é também analisar novas soluções para alguns segmentos industriais que ainda não aderiram ao SPIE.

O processo de certificação SPIE é voluntário, porém oriundo da Norma Regulamentadora 13 (NR-13), do Ministério do Trabalho, que trata da segurança em vasos de pressão, caldeiras e tubulações. A adesão de uma empresa a este processo eleva o seu patamar de confiabilidade e integridade dos seus equipamentos, aumentando a segurança operacional. Isso se reflete na redução do risco de acidentes, de contaminações ambientais, possibilitando, ainda, maior flexibilidade em paradas de manutenção. As instalações certificadas reduzem o número de partidas e paradas dos equipamentos, além dos gastos com lucros cessantes e descarte de inventários. A certificação de SPIE tem ainda impactos na redução de prêmios de seguro das empresas.

Depois do evento, já no dia 4 de dezembro, o IBP promove mais uma edição do curso de Auditores Internos de Serviços Próprios de Inspeção de Equipamentos – ASPIE. O curso forma profissionais para realizar auditorias internas de SPIE nas companhias.

Com carga horária de 52 horas, as aulas abordarão os conceitos de auditoria de SPIE, além das portarias do Inmetro sobre o assunto, procedimentos e exercícios práticos. O curso é voltado para engenheiros e técnicos que atuam na área de Inspeção de Equipamentos, ou que tenham envolvimento com esta atividade, em empresas com SPIE certificado, ou em processo de certificação. As inscrições podem ser feitas pelo site do IBP (www.ibp.org.br/cursos).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19