Produtos e Serviços

Sensor da ABB oferece resposta simplificada para medição precisa de turbidez e sólidos suspensos

Nova inclusão à linha Aztec 400 oferece uma solução precisa, elevado nível de estabilidade com o menor custo de operação.

Assessoria/Redação
14/07/2016 16:35
Visualizações: 321

A ABB apresenta o novo sensor ATS430 de turbidez e sólidos suspensos totais (TSS), o produto mais atual da linha de sensores digitais Aztec para aplicações de tratamento de águas residuais municipais e industriais. Com a tecnologia EZLink da ABB, o sensor ATS430 fornece medição ultra estável e precisa de turbidez e sólidos suspensos totais de até 4.000NTU (Unidades Nefelométricas de Turbidez) ou 100.000 mg/L. Ao contrário de sensores convencionais de turbidez e de TSS, o ATS430 não requer manutenção ao longo de sua vida útil, permitindo-lhe oferecer o menor custo de operação.

O ATS430 é adequado para uso em uma variedade de indústrias sujeitas às autorizações regulatórias de descarga de efluentes, incluindo plantas municipais de águas potáveis e de tratamento de águas residuais municipais; indústrias de papel e celulose; alimentos e bebidas; petróleo e gás; marinha e de mineração.

Um dos grandes benefícios do ATS430 é a sua simplicidade. O sensor aprovado em Vigilância das Emissões para o Ar, Terra e Água (MCERTS) vem pré-calibrado, o que o torna pronto para uso logo que é retirado da caixa. A configuração é simplificada e permite uma rápida conexão a um transmissor digital universal AWT440, que reconhece e configura o sensor automaticamente. Sem necessidade de fiação ou configuração complicada, o EZLink economiza tempo e custos associados à instalação, dispensando o serviço de um engenheiro especializado para instalar o ATS430 e colocá-lo em funcionamento.

O ATS430 também incorpora uma série de recursos que ajudam a oferecer o menor custo de operação de qualquer dispositivo no mercado. Seu design totalmente vedado significa que não há necessidade de substituição de anéis de vedação (o-rings), vedações ou juntas, tornando-se um dispositivo verdadeiramente livre de manutenção. O sensor também é altamente resistente à incrustação, com uma opção de aço inoxidável polido ou corpos de sensor de titânio resistentes à corrosão.

Uma medida adicional contra ambientes de alta incrustação é a inclusão de um limpador automático, opcional, na face do sensor, o que ajuda na remoção da incrustação das janelas ópticas de safira resistentes a riscos. Se o sistema de limpeza for integrado, o ATS430 monitora o uso e alerta o usuário quando a substituição for necessária. O limpador em si pode ser substituído em questão de segundos, permitindo que o sensor volte a funcionar com rapidez.

O tempo de parada é minimizado devido ao kit de verificação e de calibração do sensor para o ATS430, que elimina a necessidade de utilização dos padrões químicos que podem ser dispendiosos, perigosos e apresentar dificuldades em termos de preparação. O kit vem com todos os itens necessários para calibração e verificação do sensor, incluindo uma variedade de discos de calibração diferentes que foram calibrados de acordo com normas primárias de turbidez em fábrica. Como o kit pode ser utilizado em diferentes sensores ATS430 e cada disco de calibração pode ser reutilizado, se torna extremamente rentável, com ótimo custo-benefício.

Um recurso essencial dentro do ATS430 é a sua inovadora função de Calibração Adaptativa de TSS, que fornece uma maneira mais simples e mais rápida de obter calibrações confiáveis de processo de TSS e evita mudanças repentinas causadas por amostragem não representativa ou resultados laboratoriais incorretos.

O tamanho compacto do sensor do ATS430, com 40 mm de diâmetro, o torna ideal para muitas opções de instalação. Com a utilização do cabo integral, o sensor pode ser facilmente montado em um sistema de medição para instalações de tanque aberto e canal, sistema de montagem em corrente ou diretamente em um tubo ou célula de fluxo. Esta flexibilidade é aperfeiçoada pela ampla faixa de medição do sensor, em conjunto com o seu design robusto, que possui capacidade de suportar temperaturas de até 60 °C e pressões de até 10 bar. A opção de um corpo do sensor de titânio também permite que o ATS430 seja utilizado em meios agressivos e ambientes corrosivos, tais como água salgada.

Até quatro sensores ATS430 de turbidez e de TSS podem ser conectados a um transmissor universal único AWT440, ou podem ser misturados com outros dispositivos da linha Aztec 400, tais como o sensor óptico de oxigênio dissolvido ADS430. Disponível em duas ou quatro opções de canais/sensores e com várias escolhas de protocolos de comunicação, o AWT440 permite o monitoramento em vários pontos, sem a necessidade de adquirir e instalar transmissores separados.

A ABB tem uma vasta experiência em design, fabricação e suporte ao longo da vida útil dos analisadores contínuos de água para medir uma série de parâmetros em aplicações de água, águas residuais e de processos. Para obter mais informações sobre o ATS430, entre em contato com seu representante local de vendas.

A unidade de negócios Instrumentação e Analítica da ABB (www.abb.com/measurement) está entre os principais fabricantes e fornecedores de instrumentação e analisadores do mundo. Com milhares de especialistas em todo o mundo e tecnologia de alto desempenho, a equipe da ABB é dedicada a simplificar a medição para seus clientes.

 

Sobre a ABB - A ABB (www.abb.com.br) é líder em tecnologias de energia e automação que possibilitam aos clientes da indústria, concessionárias de serviços, de infraestrutura e transporte a melhora de seu desempenho ao mesmo tempo m que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB opera em cerca de 100 países, emprega em torno de 135.000 funcionários e mantém compromisso com os mais altos padrões de integridade em qualquer lugar em que faz negócios.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20