O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) alertou para o perigo da "maldição do petróleo". Em pronunciamento nesta quinta-feira (25), ele lembrou que muitos países com grandes reservas de petróleo ficaram "extremamente dependentes" dos lucros provenientes deste mineral, não tendo se industrializado n
Agência SenadoO senador Neuto de Conto (PMDB-SC) alertou para o perigo da "maldição do petróleo". Em pronunciamento nesta quinta-feira (25), ele lembrou que muitos países com grandes reservas de petróleo ficaram "extremamente dependentes" dos lucros provenientes deste mineral, não tendo se industrializado nem diversificado a economia.
O parlamentar lembrou as "imensas demandas" brasileiras nas áreas de infraestrutura, combate à pobreza, saúde pública, ciência e tecnologia e segurança pública. Disse que a renda gerada pela exploração das novas reservas podem dar ao Brasil "o ingresso definitivo" ao conjunto de nações de primeira classe.
O representante catarinense citou a emenda aprovada pela Câmara dos Deputados que redivide os royalties pagos a estados e municípios pela exploração do petróleo, que prejudica os estados produtores. Lembrou que a perda estimada para o Rio de Janeiro, de R$ 7 bilhões por ano, gerou até uma manifestação do arcebispo da cidade, dom Orani João Tempesta, solicitando apoio divino à discussão.
Neuto de Conto disse esperar que o Senado saiba encontrar o equilíbrio federativo e isso sirva para a tomada de "decisões justas e equitativas".
Fale Conosco