EPE

Seminário em Boa Vista debaterá estudo de AAI da Bacia do Rio Branco

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoverá na próxima quinta-feira (25), seminário público destinado à discussão dos estudos de Avaliação Ambiental Integrada (AAI) da Bacia do Rio Branco. O evento ocorrerá em Boa Vista, no estado de Roraima. O resumo dos principais resultados obtidos

Redação
19/11/2010 16:42
Visualizações: 157
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) promoverá na próxima quinta-feira (25), seminário público destinado à discussão dos estudos de Avaliação Ambiental Integrada (AAI) da Bacia do Rio Branco. O evento ocorrerá em Boa Vista, no estado de Roraima.
 
 
O resumo dos principais resultados obtidos com os estudos da AAI até o momento será exposto e discutido nos seminários. Também serão colhidos nos eventos subsídios para a revisão e a complementação do relatório final. A participação está aberta a representantes da comunidade técnico-científica, das instituições atuantes na bacia e da sociedade local.

 

A Avaliação Ambiental Integrada tem como objetivo geral avaliar a situação socioambiental da Bacia do Rio Branco, considerando os empreendimentos hidrelétricos em operação e os planejados. Serão levados em conta ainda os efeitos cumulativos e sinérgicos dos empreendimentos sobre os recursos naturais, as populações residentes e as atividades econômicas, assim como os usos atuais e potenciais dos recursos hídricos no horizonte atual e futuro de planejamento.

 

Outros pontos abordados são a necessidade de compatibilizar a geração de energia elétrica com a conservação da biodiversidade, a manutenção dos fluxos gênicos, a sociodiversidade e a tendência de desenvolvimento econômico da bacia à luz da legislação ambiental. A partir de indicadores socioambientais que considerem o desenvolvimento sustentável da região, deverão ser traçadas diretrizes com vistas à redução dos riscos e incertezas inerentes à implantação do conjunto das hidrelétricas identificadas.

 

Os estudos da AAI da Bacia do Rio Branco são realizados pela EPE, com auxílio da empresa de consultoria Hydros. O Relatório de AAI e Diretrizes, a ser discutido no seminário, está disponível para consulta e download no site da EPE, em www.epe.gov.br/meioambiente.

 

 
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20