Autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes da Petrobras, discutiram, ontem (22), os desafios e benefícios socioambientais do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em seminário realizado no Teatro João Caetano, em Itaboraí. O diretor-presidente d
Agência PetrobrasAutoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes da Petrobras, discutiram, ontem (22), os desafios e benefícios socioambientais do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em seminário realizado no Teatro João Caetano, em Itaboraí. O diretor-presidente do Comperj, Nilo Vieira, falou sobre o “Relacionamento com a comunidade e a sustentabilidade”, citando as ações implantadas na região, como o Centro de Integração e o corredor ecológico.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, não pôde comparecer ao evento, mas fez questão de enviar um vídeo no qual elogiou o processo de licenciamento ambiental do Comperj como o maior da América Latina e o mais rigoroso do Brasil. A subsecretária de Estado do Ambiente, Elizabeth Lima, mostrou as “medidas necessárias para minimizar o impacto ambiental na região de influência do Comperj”.
Também esteve presente o presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense (Conleste), Carlos Pereira, que explicou a “Importância do Comperj em sua região de influência”, enquanto o prefeito de Itaboraí, Sergio Soares, ressaltou as perspectivas para o município com a chegada do empreendimento.
“Trata-se do investimento mais impactante da atualidade e nossa preocupação é atrair as indústrias de terceira geração para o estado”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, na abertura do evento. Já os “benefícios gerados pelo Arco Metropolitano – habitação e indústria” foram o tema da palestra do subsecretário de Estado de Projetos de Urbanismo, Vicente de Paula Loureiro.
Pelo Ministério do Meio Ambiente participou a diretora do Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental, Karla Monteiro Matos, que explicou o processo da implantação da Agenda 21 no Brasil, com destaque para a do Comperj que é a maior do país.
Fale Conosco
22