Empregos

Segundo economista Luiz Castelli, da GO Associados recuperação sustentada do emprego só deve vir no 2º trimestre

Redação/Portal Faesp Senar
17/03/2017 13:42
Segundo economista Luiz Castelli, da GO Associados recuperação sustentada do emprego só deve vir no 2º trimestre Imagem: Divulgação Visualizações: 324

O saldo positivo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em fevereiro foi surpreendente, mas o movimento não deve se repetir em março, avalia o economista Castelli, da GO Associados. Para ele, a criação de novos postos de trabalho no País deve ocorrer de forma sustentada apenas no segundo trimestre.

"Provavelmente em março devemos voltar a ter um número negativo, devolvendo uma parte do resultado de fevereiro. De forma sustentada, acredito que a geração de empregos ocorra a partir de abril", afirmou em entrevista ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Para Castelli, os destaques ficaram com a indústria, que teve desempenho positivo pelo segundo mês consecutivo, e com o setor de serviços. "Os dados da indústria reforçam a percepção de que este é o setor que vai puxar a retomada. Já serviços teve um desempenho muito bom, especialmente por conta do segmento de educação - ainda que haja uma questão sazonal que influencia esse dado", explicou.

Outro aspecto destacado pelo economista da GO Associados é o caráter mais difuso da criação de empregos em fevereiro, com bom desempenho na Agricultura e outros setores, além dos já mencionados. "O comércio, mesmo com fechamento de vagas, até que foi bem, apesar da sazonalidade."

Para o resultado fechado de 2017, o economista projeta um saldo positivo de 150 mil vagas. Já a recuperação do mercado de trabalho aos níveis de 2014, na avaliação de Castelli, ainda deve demorar alguns anos. "Foram fechados 2,8 milhões de postos de trabalho entre 2015 e 2016. Com o estoque atual de 38,515 milhões de vagas, o Brasil só deve chegar aos 41 milhões de empregos em 2020", afirma.

O Caged de fevereiro ficou positivo em 35.612 postos de trabalho, interrompendo uma sequência de 22 meses com saldo negativo de vagas. A última vez em que o dado mostrou a criação de empregos foi em março de 2015. Os dados foram apresentados nesta quinta pelo próprio presidente Michel Temer, fato inusitado e que sinalizou ao mercado que os números seriam positivos. Temer estava acompanhado do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13