Inovação

Sebrae participa do 8º Congresso de Inovação da Indústria em São Paulo

Redação/Assessoria
10/06/2019 12:16
Sebrae participa do 8º Congresso de Inovação da Indústria em São Paulo Imagem: Carlos Melles, presidente do Sebrae Visualizações: 354

Investir em inovação pode representar o passaporte para os pequenos negócios alcançarem um crescimento sustentável. Pesquisa realizada pelo Sebrae junto a empresários que participaram do Projeto Agente Local de Inovação (ALI) revelou que cerca de 45,2% conseguiram alcançar um crescimento no lucro mensal e 46,2% conquistaram aumento em seu faturamento, de até 40%, como resultado de seus investimentos em inovação. Nesse contexto, líderes empresariais, acadêmicos, autoridades, além de especialistas internacionais e brasileiros estarão reunidos em São Paulo, nos próximos dias 10 e 11 de junho, para debater sobre os rumos da tecnologia e o futuro da indústria no Brasil. O Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em sua oitava edição, é uma iniciativa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Como a inovação e a tecnologia já estão transformando a sociedade? Quais promessas fazem para o futuro, do acesso à saúde ao papel do trabalho? Essas e outras questões estarão no centro dos debates. Para os pequenos negócios, o Congresso é a prova de que inovação não é algo restrito às grandes corporações ou que exija – necessariamente – grandes investimentos financeiros ou tecnologias de ponta. Neste sentido, o presidente do Sebrae, Carlos Melles (foto|), chama a atenção para a trajetória dos pequenos negócios que estão entre os finalistas do Prêmio Nacional de Inovação 2019. “Essas histórias são inspiradoras e mostram que a inovação não é um privilégio de empresas de grande porte. Ao contrário. Os pequenos negócios, que representam 99% de todas as empresas do país, têm sido atores cada vez mais relevantes também nesse cenário. Temos hoje startups desenvolvendo soluções que estão revolucionando mercados tradicionais”, ressalta Melles.

Espaço Sebrae

Durante o 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, o Sebrae vai apresentar os resultados de um estudo inédito que mostra o panorama de corporate venture no Brasil, sob uma perspectiva de sensibilização de grandes empresas para que adotem essa agenda como geradora de valor em suas ações de inovação. O conceito de Corporate Venture contempla o universo de grandes corporações que investem em pequenos negócios inovadores para desenvolvimento tecnológico e geração de novos negócios. O espaço vai oferecer ainda palestras para incentivar práticas inovadoras de impacto social e ambiental e para orientar o registro de programas de computador.

Em paralelo aos paineis, que vão reunir 65 palestrantes de 12 países, o Espaço Sebrae no Congresso de Inovação vai aproximar empresas âncoras, como Malwee e Schneider Eltric, dos pequenos negócios com objetivo de ampliar a competitividade. As micro e pequenas empresas participantes do evento também terão a oportunidade de conhecer o Hub de Soluções Sebrae, um portifólio de serviços que apresenta, de forma inteligente, as melhores soluções de mercado em gestão para os empreendedores de pequenos negócios. Haverá ainda oficinas para Startups, com foco na capacitação para atração de investidores, e mensuração do nível de inovação das empresas. O evento marcará, por fim, mais uma etapa do Desafio Like a Boss. A startup vencedora participará da final, no Startup Summit, que será promovido pelo Sebrae em agosto, em Florianópolis (SC).

Confira a programação do Espaço Sebrae:

Dia 10 de junho

Palco

11h - Lançamento do Estudo Corporate Venture no Brasil (ANPROTEC e Sebrae)

11h40 - Desafio Sebrae Like a Boss - round 1

13h30 - Desafio Corporote Malwee

14h40 - Apresentação do Hub de Soluções

15h20 - Desafio Corporate Schneider Eletric

16h30 - Desafio Sebrae Like a Boss - round 2

Mesas Match

14h40 - Match empresas participantes do Desafio Coporate Malwee

16h30 - Match empresas participantes do Desafio Corporate Schneider Eletric

Sala Oficina

11h - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para Startups

14h - Preparando potenciais investidores para o investimento de risco

15h10 - O radar de inovação e o quadro de priorização de problemas

Dia 11 de junho

Palco

9h30 - Desafio Corporate Arcelormittal

10h40 - Apresentação do Hub de Soluções

11h20 - Na cadeia de valor da sua empresa há negócios de impacto e social ambiental?

12h - Palestra sobre Registro de programa do computador

14h - Desafio Corporate Raízen

15h10 - Painel - Como os ambientes de inovação podem acelerar a geração de negócios entre grandes empresa e startups - Case Inovabra Habitat

15h05 - Anúncio das Startups selecionadas pela Malwee

16h20 - Final - Desafio Sebrae Like a Boss

Mesas Match

10h40 - Match empresas participantes do Desafio Corporate Arcelormittal

15h10 - Match empresas participantes do Desafio Corporate Raízen

Sala Oficina

9h30 - Oficina de Pitch para empresas participantes do Programa Inovativa Brasil

14h - Atraindo o investidor de risco em startups: liderança, relacionamento e execução

15h10 - ALI - o Radar de inovação e o quadro de priorização de problemas

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19