Paraná

Sebrae e Petrobras esclarecem dúvidas de fornecedores

Palestra reunirá representantes do Sebrae e da Petrobras para esclarecer eventuais dúvidas que o empresariado local tenha sobre temas como o Certificado de Registro e Classificação Cadastral (CRCC) da Petrobras, exigido para os interessados em se tornar fornecedores da estatal.

Da redação
24/04/2007 03:00
Visualizações: 1001 (0) (0) (0) (0)

Acontece nesta terça-feira (24), às 19 h, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Curitiba (Rua Caeté, 150), a palestra "Como se tornar um fornecedor da Petrobras". O evento reunirá representantes do Sebrae e da Petrobras para esclarecer eventuais dúvidas que o empresariado local tenha sobre temas como o Certificado de Registro e Classificação Cadastral (CRCC) da Petrobras, exigido para os interessados em se tornar fornecedores da estatal.

A palestra faz parte do Programa da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás do Paraná, metodologia que vem sendo desenvolvida em outros estados brasileiros como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul e que visa mapear a cadeia produtiva de petróleo e gás, identificar oportunidades de novos negócios e viabilizar a participação de micro e pequenas empresas como fornecedoras nesses empreendimentos.

No Paraná, o programa engloba obras em estudo e obras já autorizadas pela Petrobras na Repar, em Araucária; na Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul; e nas filiais da Transpetro em Paranaguá e São Francisco do Sul (Santa Catarina).

Nos próximos cinco anos, somente a Petrobras deve investir 2,5 bilhões de dólares em obras, nas unidades de produção e refino localizadas no estado.

"Essa parceria é importante para as micro e pequenas empresas no Estado. O setor de petróleo e gás é um dos que vai mais receber investimentos no Brasil. E isso vai movimentar toda a cadeia produtiva", aposta o diretor técnico do Sebrae no Paraná, Allan Costa.

Para o gerente de Suporte Operacional da Repar, James Hahnemann, não se pode perder uma possibilidade como essa de alavancar negócios e abrir espaço para empresas locais. "É uma oportunidade também para as grandes empresas otimizarem seus resultados. Com a participação das micro e pequenas em toda a cadeia, as grandes poderão reduzir custos, contando inclusive com uma logística local. É uma relação ganha-ganha", comenta.

O mapeamento das oportunidades ainda não está concluído e deve ser divulgado no final de maio. As micro e pequenas empresas interessadas em virar fornecedoras da Petrobras terão as orientações do Sebrae, num programa de competitividade que abrange gerenciamento, marketing, finanças, dentre outros.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.