PD&I

Sebrae e INPI capacitam pesquisadores para a abertura de negócios de base tecnológica

Redação TN Petróleo/Assessoria
16/07/2021 12:23
Visualizações: 1233 (0) (0) (0) (0)

Programa tem como objetivo fomentar negócios inovadores a partir de pesquisas acadêmicas

Os responsáveis pelas mais de mil pesquisas com potencial de inovação, selecionadas pelo Catalisa ICT, já começaram a ser capacitados pelo Sebrae e pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O programa Catalisa ICT é uma iniciativa do Sebrae voltada para fomentar a criação de negócios de base tecnológica inovadores a partir de pesquisas acadêmicas de todo o Brasil.

InstitucionalPara os pesquisadores selecionados, foi oferecida a capacitação elaborada pelo Sebrae “Aprender e Estruturar”. “Esse curso à distância, de dois meses de duração, tem como um dos seus principais focos estimular a atitude empreendedora dos selecionados e ajudá-los a elaborar um plano de inovação que será essencial na concretização do negócio”, afirma a analista de inovação do Sebrae Hulda Giesbrecht.

Além disso, o Sebrae e o INPI também promoveram, para 1.126 pesquisadores, um curso totalmente online de nivelamento em propriedade intelectual. “Muitos pesquisadores declaram que foi a primeira vez que se dedicaram a conhecer o sistema de propriedade industrial, e que após isso, conseguiram entender o potencial de transferência de tecnologia e a consequente geração de negócios a partir do resultado de suas pesquisas”, destaca Hulda.

O curso repassou aos participantes noções sobre os requisitos de patenteabilidade, como proteger a sua tecnologia por meio de patente de invenção, modelo de utilidade, registro de desenho industrial, programa de computador, dentre outros.

Avaliação

A avaliação do curso, realizado na plataforma da academia do INPI, foi preenchida por 1.104 alunos, de forma anônima, e indicou que: 91% classificaram o material didático como ótimo/bom; 99% avaliaram que o curso ajudou a aumentar o nível de conhecimento sobre propriedade intelectual e 97% declararam que recomendariam o curso para outras pessoas.

Presença Digital

O Sebrae dedica o mês de julho à temática da presença digital. Ao longo de todo o mês, será realizada uma série de atividades voltadas ao debate sobre a importância da transformação digital nos pequenos negócios. A pesquisa de Impacto da Pandemia nas MPE mostra que quem aderiu às vendas online e soube explorar melhor as ferramentas sentiu menos as consequências da crise. A comercialização de produtos pela internet foi acelerada pela pandemia. Por isso, conheça todas as soluções de gestão disponibilizadas, gratuitamente, pelo Sebrae e acompanhe a programação nas redes sociais da instituição.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
ANP
Segunda etapa de audiência pública debate classificação ...
27/08/25
IBP
RELIVRE reafirma a competência federal referente à ativi...
27/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
27/08/25
ANP
Pesquisa, desenvolvimento e inovação: ANP atualiza Paine...
27/08/25
Seminário
PPSA abre inscrições para Seminário de Lançamento do Lei...
27/08/25
IBP
Carta Aberta em apoio à ANP na classificação de gasoduto...
27/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
ANP
Oferta Permanente de Concessão: resultado parcial do 5º ...
26/08/25
PD&I
Projeto Embrapii transforma algas de usinas hidrelétrica...
26/08/25
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
IBP
Desafio iUP Innovation Connections inicia etapa de capac...
25/08/25
Transição Energética
Fórum Nordeste 2025 discute energias renováveis, sustent...
25/08/25
Margem Equatorial
10 perguntas e respostas sobre a Avaliação Pré-Operacion...
25/08/25
Internacional
UNICA participa de encontro internacional na Coreia de S...
25/08/25
Reconhecimento
HPG Lab é premiado no Prêmio Inventor Petrobras 2025 com...
25/08/25
Combustíveis
Etanol anidro recua e hidratado sobe na semana de 18 a 2...
25/08/25
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.