acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Pesquisa

São Vicente (SP) tem o primeiro núcleo de pesquisas do mar integrado do país

25/06/2010 | 08h15

Agilidade e compromisso com o desenvolvimento do País em um momento tão importante para o Brasil. Assim o prefeito Tércio Garcia resumiu o momento que vive a Cidade de São Vicente (SP) com a instalação do Núcleo de Pesquisas do Mar, na solenidade de assinatura do termo de compromisso entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (Unesp), nesta quarta-feira (24), na Prefeitura da cidade. O compromisso objetiva a liberação de recursos e abertura do processo licitatório para o início das obras.     

 

O núcleo contará com um grande polo acadêmico de estudos ligados à exploração de petróleo e gás na camada pré-sal, oceanografia e logística portuária, resultando em impactos econômicos importantes na região, o primeiro no Brasil a reunir todas estas áreas integradas, segundo o senador Aloízio Mercadante.

A solenidade teve também a presença do secretário executivo e ministro em exercício da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias, que ressaltou a importância histórica deste momento para a cidade e para a região. Ele lembrou, ainda, que por recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o seu ministério tem um dos maiores orçamentos da União e que todos os recursos já foram empenhados principalmente em centros de desenvolvimento tecnológico, como este a ser instalado em São Vicente.

Já o deputado federal Márcio França disse que São Vicente terá um polo pensante que tomará as principais decisões relacionadas às novas pesquisas, com um corpo de cerca de 30 pesquisadores da Unesp. Informou que cerca de cinco mil alunos darão um novo impulso para a Cidade Náutica e região com novas perspectivas hoteleiras e giro de capital. França completou dizendo que se sente feliz, pois São Vicente definitivamente entra, mais uma vez, para a história do País e será referência em assuntos relacionados às novas descobertas do pré-sal.

O reitor da Unesp, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, revelou que o grupo majoritário da acadêmicos da Universidade aprovou toda a instalação do novo polo, inclusive trazendo junto com o nome da instituição toda a mão de obra qualificada para desenvolver diversas pesquisas, produzindo conhecimento para as novas gerações.

 

Participaram também da solenidade o vice-prefeito Rogério Barreto Alves, o secretário de Estado do Desenvolvimento, Luciano Santos Tavares de Almeida, representando o governador em exercício de São Paulo, Alberto Goldman, o deputado federal Carlos Zarattini.

 

 

 

 



Fonte: Redação/ Agências
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar