Investimentos

São Paulo lidera ranking de Estados do futuro do Financial Times

Competindo com 133 estados da América do Sul, SP lidera a lista em três das cinco categorias; Investe SP é destacada por estratégia de atração de IED.

Assessoria/Redação
19/04/2016 15:17
Visualizações: 308

São Paulo conquistou, pela segunda vez, o primeiro lugar no ranking “South American States of the Future 2016/2017” (Estados Sul-Americanos do Futuro 2016/2017), criado pela FDI Magazine, revista editada pelo grupo britânico Financial Times. Além de liderar o ranking geral, o Estado também foi o principal destaque de três das cinco categorias: “Potencial Econômico”, “Capital Humano e Qualidade de Vida em Geral” e “Ambiente de Negócios”.

A nomeação já havia sido feita na edição 2014/2015 da revista, também na edição abril/maio. O critério é a atração de investimentos registrados pelo fDI Markets, braço de pesquisa do Financial Times. Segundo a FDI Magazine, 870 novos projetos foram identificados no Estado entre 2011 e 2015.

Nesse sentido, foi destacada a atuação da agência de promoção de investimentos do Estado, a Investe São Paulo, que colocou a região no terceiro lugar da categoria “estratégia de atração de investimentos”. “A Investe São Paulo mantém potencial investidores a par de novos desenvolvimentos no Estado”, descreve a publicação.

“Esse tipo de reconhecimento só acontece por conta de todo o investimento público que o Estado faz em infraestrutura, pesquisa, capital humano e desenvolvimento econômico em geral. Mesmo em momentos de crise, São Paulo continua sendo o principal polo de inovação do continente”, explica o presidente da Agência, Juan Quirós.

Segundo o estudo, a maior parte dos investimentos registrados em cidades paulistas foi na área de software e tecnologia da informação, que corresponde a 17% dos projetos. A publicação menciona ainda os investimentos em pesquisa e desenvolvimento no Estado, que têm crescido desde 2013.

Um exemplo citado é a BYD, fabricante chinesa de baterias recarregáveis e ônibus movidos à energia solar que escolheu Campinas para sua planta latino-americana em um “espírito de inovação”. “Campinas é lar de diversas universidades, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa no Estado”, destaca a revista.

Ela aponta ainda que São Paulo concentra o maior número de instituições de ensino superior de todos os estados considerados no estudo, contribuindo para a colocação da região na categoria “Capital Humano e Qualidade de Vida”.

Para criar o ranking, a fDI Magazine analisa dados de 133 localidades por meio das ferramentas online fDI Marketss e fDI Benchmark, ambas instituições de pesquisa ligados ao Financial Times. As categorias são cinco: Potencial Econômico, Capital Humano e Estilo de Vida, Custo-Benefício, Infraestrutura e Ambiente de Negócios. Foi criado um ranking de cada uma dessas categorias para cada grupo de estados de acordo com seus tamanhos: maiores, grandes, médios e pequenos.

Cada local recebeu uma pontuação de 0 a 10 para cada critério, que foi elaborado de acordo com fases do processo de decisão para investimentos estrangeiros diretos. Para a categoria “Estratégia de atração de IED”, foram consideradas as aplicações de 28 agências que optaram por participar do processo.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19