Energia elétrica

Saneamento e Comércio lideram crescimento das migrações para o mercado livre, divulga CCEE

Redação TN Petróleo/Assessoria CCEE
18/09/2020 13:43
Saneamento e Comércio lideram crescimento das migrações para o mercado livre, divulga CCEE Imagem: Divulgação Visualizações: 286

As empresas de saneamento registraram a maior migração de cargas para o mercado livre de energia entre todos os ramos de atividade monitorados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE no último ano. Em julho, o segmento registrava 324 unidades consumidores habilitadas para negociar no Ambiente de Contratação Livre - ACL, volume 75% superior ao apresentado no mesmo mês de 2019.

Em seguida no ranking de migrações está o comércio, que também representa o setor com maior número de cargas no mercado livre, 6.246 em julho deste ano. Na comparação com o ano passado, a presença do ramo comercial aumentou cerca de 41%. Também apresentaram altas expressivas os segmentos de serviços, minerais não-metálicos, transporte, alimentícios e manufaturados diversos.

Os dados, já consolidados, estão presentes no InfoMercado Mensal relativo a julho de 2020, divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE a partir da contabilização das liquidações e operações no Mercado de Curto Prazo - MCP.

Consumo

O consumo de energia em julho cresceu 0,8% na comparação anual, saindo de 60.374 MW médios para 60.847 MW médios. O mercado regulado apresentou redução de 0,7%, para 40.848 MW médios, enquanto o mercado livre teve alta de 3,9%, para 20.000 MW médios. Excluindo os efeitos das migrações, o cenário se inverte, com um consumo 2,2% mais elevado no mercado regulado e 2,2% menor no mercado livre.

A redução do consumo de energia no ACL, excluindo o efeito da migração das cargas novas, é explicada pela queda no consumo em nove dos 15 ramos de atividade. Dentre essas quedas, destacamos: serviços (-22%), veículos (-17%), transporte (-13%), têxteis (-9%). Por outro lado, os setores que apresentaram crescimento foram: bebidas (9%), saneamento (7%), minerais não-metálicos (5%), alimentícios (5%) e químicos (3%).

A CCEE verificou ainda a transação de 139 mil MW médios de contratos de energia, sendo 65% relacionados ao mercado livre e com destaque para 258 MW médios destinados à exportação.

Institucional

Geração

Em julho, a geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentou elevação de 0,8% em relação ao mesmo mês em 2019 - 60.919 MW médios contra 60.416 MW médios, respectivamente. Verificou-se aumento em todas as fontes de energia, exceto na térmica, que teve queda de 34,2%. Nesse conjunto, porém, as térmicas à biomassa apresentaram alta de 4,6% no mês. O combustível gerou 4.514 MW médios e representou pouco mais da metade da geração termelétrica verificada em julho.

Fotovoltaicas avançaram 34% e eólicas apresentaram alta de 12,5% no mês.

Saiba Mais

Mercado livre - ambiente onde o consumidor pode escolher o fornecedor de energia, bem como as condições de contratação, seja diretamente com a geradora, seja com um comercializador de energia. A contratação é feita bilateralmente ou por meio de leilões de venda de energia promovidos por geradoras ou comercializadoras. É conhecido também pelo jargão ambiente de contratação livre (ACL).

Mercado regulado - ambiente onde o consumidor tem a gestão da energia feita pela distribuidora na qual ele está conectado. É conhecido também pelo jargão ambiente de contratação regulada (ACR), com leilões realizados pelo governo.

Comercializador de energia - agente autorizado a intermediar operações de compra e venda de energia entre geradores e consumidores de energia, entre outras transações.

Consumidor livre - é aquele que contrata energia no mercado livre, sem qualquer restrição de fonte de energia, com carga acima de 2 MW.

Consumidor especial - é aquele que contrata energia no mercado livre, desde que seja gerada por fontes renováveis (eólica, solar, pequenas centrais hidrelétricas e usinas a biomassa ou biogás), com carga acima de 0,5 MW. A energia adquirida por consumidores especiais é conhecida no setor como energia incentivada, porque garante descontos em uso de sistemas de transporte da energia (transmissão ou distribuição).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13