Ceará

Salmito admite mudança por estaleiro

Começa a ganhar contornos de crise a divergência entre a prefeita Luizianne Lins (PT) e o governador Cid Gomes (PSB) sobre onde deverá ser construído o primeiro estaleiro do Ceará. Cid quer o equipamento na praia do Titanzinho, no Serviluz. Luizianne é contra

O povo
27/01/2010 10:21
Visualizações: 361 (0) (0) (0) (0)

Começa a ganhar contornos de crise a divergência entre a prefeita Luizianne Lins (PT) e o governador Cid Gomes (PSB) sobre onde deverá ser construído o primeiro estaleiro do Ceará. Cid quer o equipamento na praia do Titanzinho, no Serviluz. Luizianne é contra.

Além da oposição da prefeita, a intenção do governador esbarra, também, no novo Plano Diretor de Fortaleza & sancionado em 2009 -, que classifica a região como Zona Especial de Interesse Social (Zeis). Dessa forma, apenas casas populares e determinados equipamentos sociais & como postos de saúde e escolas - poderiam ser erguidos.

Para não perder tempo nessa disputa, Cid já começou a armar suas trincheiras. O POVO apurou que a reunião realizada na última quinta-feira, entre o governador e vereadores da Capital, foi fruto de negociação direta com o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (PT). Cid teria solicitado uma reunião com os dois parlamentares mais votados na região do Serviluz. Salmito afirmou que faria melhor: levaria os dez mais bem votados. Conseguiu levar sete - e todos saíram defendendo o projeto. A começar por Salmito.

Na avaliação dele, não há nenhum fator que possa impedir a instalação do estaleiro no Titanzinho. Segundo ele, o que deve prevalecer são os benefícios que a obra poderá trazer. ``Formei uma opinião e sou favorável``, ressalta.

De fora do encontro, o líder do Executivo na Câmara, vereador Acrísio Sena (PT), garante que a prefeita Luizianne Lins lhe disse, após saber da reunião de Cid com os vereadores, ser totalmente contra a instalação do estaleiro no Titanzinho, possuindo, inclusive, um projeto alternativo de requalificação para a área.

O titular da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), Deodato Ramalho, acrescenta que o Plano Diretor impossibilita a instalação do estaleiro no Titanzinho. ``Existe uma definição política de preservação daquela região``.

De acordo com o secretário, a previsão e que sejam privilegiados os espaços turísticos e as atividades de surfe, que é a marca registrada do local. ``Há a decisão da Prefeitura de não concordar em colocar o estaleiro ali. A própria prefeita já sinalizou, apesar de que, até agora, não temos uma posição oficial, pois não foi feito nem mesmo a consulta prévia na Semam``, revela.

Sobre a barreira, Salmito afirma que, pelo bem do povo, qualquer ``adaptação`` pode ser feita. ``Vamos deixar de realizar a Copa do Mundo porque não estava prevista no Plano Diretor? Acredito que não``. Posicionamento semelhante foi apresentado pelo governador Cid Gomes no último sábado. ``O Plano Diretor é uma lei feita dentro de uma determinada realidade. O estaleiro é um fato novo e, diante de um fato novo, qualquer lei pode ser discutida``.

SAIBA MAIS

- A Secretaria do Meio Ambiente de Fortaleza só terá posicionamento concreto quando o Estado enviar a documentação. A probabilidade é que isso ocorra na primeira quinzena de fevereiro, quando sai o resultado da concorrência da Transpetro que vai determinar se o Ceará terá mesmo o estaleiro.

- Mesmo sem a divulgação pela estatal, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado, Antônio Balhmann, confirmou que o Ceará venceu a licitação e está em fase de negociação de valores.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Estudo
Em 2025, indústria de petróleo e gás deve focar em efici...
16/01/25
ANP
Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis ...
16/01/25
Combustíveis
Gasolina inicia 2025 com alta de 0,16%, acompanhada do e...
16/01/25
Resultado
Atvos divulga Relatório Anual da safra 2023/2024
16/01/25
Oportunidade
Firjan promove edições do Rede de Oportunidades em parce...
15/01/25
Reconhecimento
ExxonMobil nomeia Tenaris como Fornecedora do Ano de 2024
15/01/25
GNV
Tarifas de gás natural sofrerão redução em fevereiro
15/01/25
Resultado
Produção de etanol ultrapassa 32 bilhões de litros
15/01/25
ANP
Novo Modelo de Governança da ANP entra em vigor hoje (15/1)
15/01/25
Rio de Janeiro
Porto Sudeste firma parceria com Marinha para reinserção...
15/01/25
Cogeração
Estímulo à cogeração pode ampliar segurança energética d...
15/01/25
Projetos
Por R$ 250 milhões, Porto Verão Alegre é o primeiro proj...
15/01/25
Oportunidade
FAPESP e ANP lançam chamada de propostas para bolsistas
14/01/25
Eólica Offshore
Firjan considera acertado os vetos aos "jabutis" do marc...
14/01/25
Gás Natural
Comgás fecha novas contratações de gás natural para 2025
14/01/25
Capacitação
Radix e IBP se unem para capacitar talentos no setor de ...
13/01/25
Eólica Offshore
Lei que cria a geração de energia elétrica renovável, po...
13/01/25
Oportunidade
ALE Combustíveis oferece vagas de trabalho em cinco cidades
13/01/25
Logística
Transpetro visa expandir operações ship to ship no ES
13/01/25
Resultado
PPSA arrecada R$ 10,32 bilhões em 2024
10/01/25
Certificação
Copel conquista certificado de empresa sustentável na B3
10/01/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.