Paraná

Safra de canola para biodiesel

Canal Rural
21/07/2010 13:59
Visualizações: 1314
Agricultores do Paraná decidiram, este ano, apostar mais no cultivo da canola. No campo, as lavouras estão bonitas e prometem um bom rendimento. Cada amanhecer no campo revela a beleza das lavouras plantadas nessa época. As plantações de canola já estão floridas há dias e dão um espetáculo a perder de vista. No Paraná a área plantada aumentou bastante este ano. São quase dez mil hectares de canola. Em 2009 o cultivo foi de seis mil hectares.


A expectativa é de uma boa safra. Quanto mais flores, mais a safra promete. Afinal, é a florada que antecipa a produção que está por vir. Em todo Estado, os produtores esperam colher 16 mil toneladas de canola. É mais que o dobro da produção do ano passado. Logo as florzinhas vão cair e os grãos começam a secar. Vão servir para a produção de óleo de cozinha e, a partir de agora, também para biodiesel.


O agricultor Leonísio Lazarim, de Marialva, plantou canola pela primeira vez motivado pelo novo mercado. Ele tem uma parceria com uma usina de biodiesel que forneceu as sementes, dá assistência técnica e vai comprar a produção. "Tudo que a gente colher já está vendido. É só entregar", disse.


A usina fica em Marialva e é a primeira do Paraná a ter a Petrobras como sócia. Deve produzir 127 milhões de litros de biodiesel por ano. Isso a partir da soja e, mais para frente, também da canola. "A empresa garante a aquisição de toda a produção mediante a um contrato realizado anteriormente à safra", disse Josiene Carraro, coordenadora da usina. A colheita da canola deve começar em agosto.


Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.