Pesquisa e Inovação

RS: Petrobras e UFRGS inauguram laboratório

A Petrobras e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) inauguraram a nova sala do Laboratório de Ecotoxologia (Ecotox). Nas novas instalações serão realizados ensaios ecotoxicológicos com organismos aquáticos, microcrustáceos marinhos e peixes de água doce, identificando diversos

Agência Petrobras
27/10/2011 14:11
Visualizações: 1011
A Petrobras e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) inauguraram a nova sala do Laboratório de Ecotoxologia (Ecotox). Nas novas instalações serão realizados ensaios ecotoxicológicos com organismos aquáticos, microcrustáceos marinhos e peixes de água doce. Com investimentos de R$ 435 mil, o laboratório faz parte da Rede Temática de Conservação e Recuperação de Ecossistemas e Remediação de Áreas Impactadas (ECOAI).

Entre os equipamentos adquiridos destaca-se o baroxímetro portátil, primeiro em operação no Brasil. Com ele será possível realizar ensaios que permitem a avaliação da ecotoxicidade de amostras em um período de tempo inferior aos testes tradicionais. Esse equipamento possibilita a redução do volume de amostras manipuladas, uma das principais dificuldades operacionais para o acompanhamento de estudos de identificação das fontes de toxicidade.

O novo laboratório permitirá que a UFRGS faça parte da rede de instituições que desenvolvem projetos de pesquisa com o copépodo marinho Nitocra sp (crustáceo importante na composição da fauna de invertebrados aquáticos), visando sua padronização como organismo-teste em ensaios de ecotoxicidade. Poderão ainda ser realizados trabalhos com bactérias marinhas e de água doce, além do desenvolvimento de projetos de P&D para identificar as espécies mais indicadas para a avaliação da ecotoxicidade dos diversos tipos de amostras ligadas à indústria do petróleo.

Também foi inaugurado o Núcleo de Assessoria Estatística da UFRGS (NAE), que teve sua capacidade computacional ampliada após passar por reformas com recursos da Petrobras, possibilitando a realização de trabalhos na área de Estatística Ambiental.


Redes Temáticas

O modelo das Redes Temáticas foi criado pela Petrobras em 2006, voltado para o relacionamento com as universidades e institutos de pesquisas brasileiros. Hoje já há 50 redes operando em parceria com mais de 100 universidades e instituições de pesquisas de todo o Brasil. Nas redes, as instituições desenvolvem pesquisas em temas estratégicos para o negócio da Petrobras e para a indústria brasileira de energia.

A Petrobras vem investindo cerca de R$ 460 milhões anuais, em média, possibilitando às instituições conveniadas a implantação de infraestrutura, aquisição de modernos equipamentos, criação de laboratórios de padrão mundial de excelência, capacitação de pesquisadores/recursos humanos e desenvolvimento de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento nas áreas de interesse, como petróleo e gás, biocombustíveis e preservação ambiental.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.