Pesquisa e Inovação

RS: Petrobras e UFRGS inauguram laboratório

A Petrobras e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) inauguraram a nova sala do Laboratório de Ecotoxologia (Ecotox). Nas novas instalações serão realizados ensaios ecotoxicológicos com organismos aquáticos, microcrustáceos marinhos e peixes de água doce, identificando diversos

Agência Petrobras
27/10/2011 16:11
Visualizações: 938
A Petrobras e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) inauguraram a nova sala do Laboratório de Ecotoxologia (Ecotox). Nas novas instalações serão realizados ensaios ecotoxicológicos com organismos aquáticos, microcrustáceos marinhos e peixes de água doce. Com investimentos de R$ 435 mil, o laboratório faz parte da Rede Temática de Conservação e Recuperação de Ecossistemas e Remediação de Áreas Impactadas (ECOAI).

Entre os equipamentos adquiridos destaca-se o baroxímetro portátil, primeiro em operação no Brasil. Com ele será possível realizar ensaios que permitem a avaliação da ecotoxicidade de amostras em um período de tempo inferior aos testes tradicionais. Esse equipamento possibilita a redução do volume de amostras manipuladas, uma das principais dificuldades operacionais para o acompanhamento de estudos de identificação das fontes de toxicidade.

O novo laboratório permitirá que a UFRGS faça parte da rede de instituições que desenvolvem projetos de pesquisa com o copépodo marinho Nitocra sp (crustáceo importante na composição da fauna de invertebrados aquáticos), visando sua padronização como organismo-teste em ensaios de ecotoxicidade. Poderão ainda ser realizados trabalhos com bactérias marinhas e de água doce, além do desenvolvimento de projetos de P&D para identificar as espécies mais indicadas para a avaliação da ecotoxicidade dos diversos tipos de amostras ligadas à indústria do petróleo.

Também foi inaugurado o Núcleo de Assessoria Estatística da UFRGS (NAE), que teve sua capacidade computacional ampliada após passar por reformas com recursos da Petrobras, possibilitando a realização de trabalhos na área de Estatística Ambiental.


Redes Temáticas

O modelo das Redes Temáticas foi criado pela Petrobras em 2006, voltado para o relacionamento com as universidades e institutos de pesquisas brasileiros. Hoje já há 50 redes operando em parceria com mais de 100 universidades e instituições de pesquisas de todo o Brasil. Nas redes, as instituições desenvolvem pesquisas em temas estratégicos para o negócio da Petrobras e para a indústria brasileira de energia.

A Petrobras vem investindo cerca de R$ 460 milhões anuais, em média, possibilitando às instituições conveniadas a implantação de infraestrutura, aquisição de modernos equipamentos, criação de laboratórios de padrão mundial de excelência, capacitação de pesquisadores/recursos humanos e desenvolvimento de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento nas áreas de interesse, como petróleo e gás, biocombustíveis e preservação ambiental.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
PD&I
Noruega e Brasil lançam nova chamada conjunta de financi...
04/11/25
Descomissionamento
ABPIP realiza segundo workshop com ANP para discutir des...
04/11/25
iBEM26
Evento internacional de energia abre inscrições para ati...
04/11/25
Etanol
UNICA e Cetesb firmam acordo para fortalecer gestão ambi...
04/11/25
OTC Brasil 2025
Petrobras estuda ter centro logístico no Amapá enquanto ...
03/11/25
Pré-Sal
Campo de Búzios atinge produção recorde de 1 milhão de b...
03/11/25
Mão de obra
Programa de Desligamento Voluntário é lançado pela Petrobras
03/11/25
Etanol
Preços do anidro e do hidratado registram alta
03/11/25
Evento
PPSA reúne CEOs para debater o futuro da indústria de ól...
03/11/25
Evento
Porto do Açu e Porto de Antuérpia-Bruges assinam carta d...
03/11/25
Transição Energética
Fórum Econômico França-Brasil discute transição energéti...
03/11/25
Energia Elétrica
MP do setor elétrico: Órigo Energia ressalta importância...
03/11/25
Posicionamento IBP
PLV 10/2025 prejudica o ambiente de negócios e coloca em...
03/11/25
OTC Brasil 2025
SLB destaca protagonismo e compromisso com a inovação, s...
31/10/25
OTC Brasil 2025
MEQ Energy Hub: Impulsionando o Desenvolvimento Empresar...
31/10/25
OTC Brasil 2025
Foresea é vencedora do 8º Prêmio Melhores Fornecedores P...
31/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.