Gabrielli

Royalty não é recurso para tratar de acidente ambiental

O Globo
01/12/2010 16:26
Visualizações: 361
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse nesta quarta-feira que a responsabilidade de Estados e municípios, ao receber royalties da produção de petróleo, não deve ser confundida com a de empresas responsáveis pela exploração.


"O royalty é uma contribuição, um pagamento feito a Estados e municípios, em função da extinguibilidade de um recurso que vai acabar. É outra coisa. A lógica dos royalties não tem nada a haver com os acidentes, afirmou Gabrielli ao ser questionado sobre o novo modelo de distribuição de royalty, que poderia reduzir o volume de recursos destinado a Estados e municípios produtores.


O presidente da estatal participou, nesta manhã, do "Brasil em Pauta", programa de rádio produzido pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República.


Gabrielli ressaltou que a maior parte dos acidentes ambientais registrados na produção de petróleo não ocorre no processo de extração, mas nos sistemas de transporte do óleo. "Acidentes na área de produção são geralmente pequenos, apensar de serem bastante relevantes. O que aconteceu no Golfo do México é um exemplo disso", disse.


Para Gabrielli, tem que ser melhorada a ação de empresas produtoras, na forma de impedir que os acidentes ocorram e reparar eventuais danos. "Na área de remediação, em uma eventual ocorrência de acidente, precisamos melhorar as técnicas, os procedimentos, mas isso não ficará à custa do Estado, porque isso se faz por meio da responsabilização das empresas", afirmou.


O presidente da estatal afirmou ainda que a distribuição dos royalties é a grande discussão conduzida pelo Congresso Nacional, mais importante até que o debate sobre o novo modelo de exploração de petróleo na camada pré-sal. "É uma questão federativa muito importante (...), mas não é um assunto que envolve diretamente a Petrobras porque ela pagará o royalty em qualquer circunstância, qualquer que seja a regra de distribuição".
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.