Evento online Firjan

Rotas de Hidrogênio: Energia do futuro e Oportunidades para o Rio

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
28/07/2021 19:22
Visualizações: 909

Quando falamos de novas energias, o hidrogênio (H2) é uma grande aposta estratégica dos governos de diversos países e das grandes empresas. Atualmente, mais de 130 países já estão comprometidos com a meta de zerar as emissões de gases de efeito estufa. De acordo com Hydrogen Council, estima-se que o investimento total em produção de hidrogênio até 2030 será de US$500 bilhões e corresponde a 11 milhões de toneladas em todo o mundo.

Tendo como pano de fundo a pauta de descarbonização imposta pelo enfrentamento às questões ambientais relacionadas à emissão de gases de efeito estufa, abaixo destacam-se os principais motivos pelo interesse em investir na produção de hidrogênio no Brasil e no Mundo:

Tem como vantagens a alta densidade energética, a possibilidade de várias formas de utilização, ser considerado como um combustível que não emite gases de efeito estufa e além de permitir o armazenamento de energia.

O uso de hidrogênio pode transformar a dinâmica de mercados estratégicos, como o de geração de energia elétrica e o de transporte, com alguma sinergia com o armazenamento do combustível em cilindros parecidos com os de Gás Natural Veicular (GNV).

As diferentes formas de obtenção do Hidrogênio contemplam modelos que viabilizam a produção a partir de diversas fontes de energia, que conjugado com tecnologias de captura de carbono possibilita o uso de fontes fósseis.

O Hidrogênio verde é oriundo da produção através de fontes renováveis como eólica e solar, fontes essas que são abundantes no Brasil e com potencial de expansão no Rio de Janeiro.

Hidrogênio azul é produzido com captura de carbono (CCUS) e com gás natural, com potencial de descarbonização em 85% a 95%, energético com expectativas de ampliação significativa de oferta no Brasil principalmente oriundo do Rio de Janeiro.

Oportunidade de integrar energia eólica offshore e energia solar com o mercado de petróleo e gás, principalmente através do uso de plataformas antigas, com objetivo de produzir hidrogênio.

No Brasil, diversos Memorandos de Entendimento (MoU) para o desenvolvimento de projetos de H2 estão em implementação, sendo um deles anunciado no Rio de Janeiro na área do Porto do Açu. Frente a esse cenário o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) introduziu o H2 como um dos temas prioritários para pesquisa e desenvolvimento e determinou o Ministério de Minas e Energia (MME) para elaborar as diretrizes do Programa Nacional do Hidrogênio.

Sendo assim, a Firjan identifica a necessidade de abordar sobre as novas oportunidades geradas por essa fonte de energia para o estado do Rio, com potencial de contribuir para retomada do mercado e da economia e na geração de novos empregos.

A segunda edição da Websérie Novas Energias irá tratar sobre o cenário mundial do Hidrogênio e o desenvolvimento dessa tecnologia, apresentando as oportunidades para o Brasil e para o estado do Rio, além da experiência de mercado de grandes parceiros como AHK-Rio, EPE e Porto do Açu. O webinar contará com a participação de Filipe Segantine, Ansgar Pinkowski, Luciano Basto Oliveira e moderação de Fernando Luiz Ruschel Montera e Giorgio Luigi Ross.

 

Serviço

Websérie Novas Energias

Rotas de Hidrogênio: Energia do futuro e Oportunidades para o Rio

Data: 3 de agosto

Horário: 10h00

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Perfuração é liberada na Margem Equatorial
20/10/25
Margem Equatorial
Concessão de licença para perfuração na Margem Equatoria...
20/10/25
Margem Equatorial
Manifestação da ABESPetro sobre o licenciamento da Marge...
20/10/25
Combustíveis
Fiscalização do abastecimento: ANP firma acordo com o Ip...
20/10/25
Negócio
Transpetro lança licitação para aquisição de barcaças e ...
20/10/25
Etanol
Anidro recua 0,15%, e hidratado sobe 0,77%
20/10/25
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
COP30
IBP e Câmara Brasil-Texas debatem papel estratégico do B...
17/10/25
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Firjan
Em reunião do Conselho de Petróleo e Gás da Firjan, pres...
16/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Pernambuco
Petrobras e Tenenge avançam na construção de nova unidad...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Petrobras
Reduc é a primeira refinaria do país certificada para pr...
16/10/25
PPSA
Produção de petróleo da União atingiu 168 mil barris por...
15/10/25
iBEM26
Brasil diversifica sua matriz energética
15/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Vendas de hidratado quase dobram na semana
14/10/25
Combustíveis
ANP recebe mais um equipamento que detecta teor de biodi...
10/10/25
Petrobras
Investimentos de R$ 2,6 bilhões na Bahia são anunciados ...
10/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23