Negócios

Rolls-Royce vai fornecer equipamentos para gasoduto entre Cazaquistão e China

Contrato é no valor de R$ 400 milhões.

Redação TN/ Ascom Rolls Royce
10/09/2013 22:33
Visualizações: 161

A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há 54 anos, anunciou nesta terça-feira (10), um contrato com a Asia Gas Pipeline LLP (AGP) no valor de R$ 400,1* milhões. O acordo prevê o fornecimento de equipamentos e serviços relacionados para geração de energia, alimentando o fluxo de gás natural através do gasoduto linha C do Cazaquistão, que faz parte da rede de 1.833 km do gasoduto da Ásia Central-China.



O Grupo britânico fornecerá para AGP, uma joint venture entre KazMunaiGaz do Cazaquistão e a China National Petroleum Corporation (CNPC), 12 unidades de compressores de gasoduto impulsionados por turbinas a gás RB211, que irão operar em quatro estações de compressão ao longo dos 1.115 km da Linha C.



Segundo o diretor-geral da AGP, Beimbet Shayakhmetov, o Gasoduto AGP irá ajudar a suprir as necessidades energéticas domésticas do Cazaquistão e a estabilizar o consumo de energia da China com gás natural limpo. “Dados a enorme escala e o apertado cronograma de construção desse projeto, precisamos de entrega dentro do prazo e de tecnologia confiável e eficiente. A tecnologia da Rolls-Royce proporciona um ajuste excelente e estamos muito satisfeitos em trabalhar novamente com a empresa no transporte de gás", afirmou o executivo.



O presidente da Rolls-Royce na América do Sul, Francisco Itzaina, destaca que a tecnologia da Rolls-Royce está no coração da China e na crescente infraestrutura energética da Ásia Central. “Esse contrato fortalece nosso relacionamento com a AGP e com o Cazaquistão, onde estabelecemos uma história de entrega bem sucedida", completou Itzaina.



Quando atingir plena capacidade operacional em 2016, a malha de gasodutos Ásia Central-China irá transportar até 55 bilhões de metros cúbicos de gás por ano (bcm/a), a partir do Turcomenistão e do Uzbequistão, e através do Uzbequistão e do Cazaquistão para a China. A Linha C, no Cazaquistão, vai contribuir com até 25 bcm/a da capacidade total, incluindo o potencial para fornecimento de gás em nível nacional para a República do Cazaquistão.



O contrato é um aditivo do acordo assinado em 2009, quando a Rolls-Royce forneceu 11 turbinas RB211 impulsionadas por unidades compressoras de gasodutos para as Linhas A e B da AGP.



A Rolls-Royce vai fabricar e embalar o equipamento em suas instalações de energia em Montreal, Quebec, Canadá e em Mount Vernon, Ohio, nos EUA.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19