Economia

Ritmo de contração ganha força e economia do Brasil recua 0,78% no 3º tri, aponta BC

Reuters, 17/11/2016
17/11/2016 12:38
Visualizações: 302

A atividade econômica brasileira fechou o terceiro trimestre com contração, acelerando as perdas sobre os três meses anteriores segundo dados do Banco Central divulgados nesta quinta-feira, num reflexo claro da dificuldade que a economia tem mostrado para sair da recessão. 

Os dados dessazonalizados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), mostraram que a economia do país contraiu 0,78 por cento nos três meses até setembro na comparação com o período anterior. A queda no segundo trimestre ante o primeiro foi de 0,42 por cento. 

O resultado negativo se deu apesar da alta de 0,15 do indicador em setembro na comparação com o mês anterior, melhor leitura desde junho, contra expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,20 por cento. 

Isso porque em julho e agosto o IBC-Br apresentou quedas respectivamente de 0,18 e de 1 por cento na base mensal. Neste ano, números positivos foram registrados apenas em abril, maio e setembro. 

"Algum sinal mais evidente de reversão da atual recessão... só deve vir no começo do próximo ano. Crescimento, talvez só no final de 2017", avaliou em nota o economista-chefe do Banco Fator, José Francisco Gonçalves, que projeta queda de 3,3 por cento do PIB este ano e estabilidade em 2017. 

Em relação a setembro do ano passado, o IBC-Br recuou 3,44 por cento. No acumulado em 12 meses, a queda atingiu 5,42 por cento, sempre em números dessazonalizados. 

O que evitou a queda do indicador em setembro foi a leve alta de 0,5 por cento da produção industrial após duas quedas mensais seguidas, mas num resultado ainda insuficiente para abrir caminho para uma recuperação sustentada. 

Por outro lado, o ritmo de queda das vendas no varejo brasileiro acelerou em setembro para 1 por cento, e o setor registrou o pior resultado para o mês em 14 anos, enquanto o setor de serviços apresentou recuo de 0,3 por cento no volume de vendas no mesmo mês. 

O IBC-Br incorpora projeções para a produção no setor de serviços, indústria e agropecuária, bem como o impacto dos impostos sobre os produtos. 

Os dados do IBGE mostram que o PIB brasileiro recuou 0,6 por cento no segundo trimestre sobre o período anterior, e os economistas consultados na pesquisa Focus do BC veem contração de 3,37 por cento este ano, com a economia se recuperando em 2017 com uma expansão de 1,13 por cento. 

O IBGE divulgará em 30 de novembro os números do PIB no terceiro trimestre de 2016.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13