E&P

Rio Grande do Norte cria grupo de trabalho para aperfeiçoar legislação ambiental referente às atividades de petróleo e gás

ABPIP celebra a possibilidade de revisar a regulamentação local e corrigir seu arcabouço legal quanto ao licenciamento ambiental, antigo pleito da Associação junto ao governo do Estado

Redação TN Petróleo/Assessoria
30/06/2022 18:44
Rio Grande do Norte cria grupo de trabalho para aperfeiçoar legislação ambiental referente às atividades de petróleo e gás Imagem: Divulgação Visualizações: 1989 (0) (0) (0) (0)

O Governo do Rio Grande do Norte acaba de criar, por meio de portaria, um grupo de trabalho para propor o aperfeiçoamento da legislação ambiental estadual referente às atividades de petróleo e gás.

O grupo será coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) e contará com a participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), da Secretaria de Estado da Tributação (SET), da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e da Companhia Potiguar de Gás (POTIGÁS).

A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) participará das atividades do grupo de trabalho como membro convidado, assim como representantes de órgãos e entidades representativos do setor, pesquisadores e especialistas. Os produtos resultantes vão compor um relatório final, que será apresentado à SEMARH, em um prazo de 180 dias.

"O Rio Grande do Norte tem avançado muito nas legislações locais sobre o setor. No último dia 15, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou, em sessão ordinária, o Projeto de Lei 371/21, que estabelece as normas relativas à exploração dos serviços locais de gás canalizado no estado, pendente apenas da sanção da governadora para ser publicado. Agora são boas as expectativas quanto à questão ambiental, o que garantirá a atração de ainda mais investimentos dos produtores independentes ao RN", contou Anabal Santos Jr. (foto), Secretário Executivo da ABPIP.

Segundo ele, a Associação tem pleiteado, junto ao estado, uma proposta de harmonização e simplificação do licenciamento ambiental de atividades em áreas terrestres e do afastamento da exigência do Relatório de Avaliação e Desempenho Ambiental (RADA). "O licenciamento ambiental é ainda um gargalo importante no RN, que hoje pratica o custo mais alto no Brasil. É preciso avançar nesta pauta, que está em discussão no estado há cerca de quatro anos, para que de fato o RN alcance o avanço necessário para atividades econômicas de petróleo e gás", explicou.

A 1ª reunião do Grupo de Trabalho será na próxima quarta-feira, dia 06 de julho, no Mossoró Oil&Gas Expo, evento que será realizado no Expocenter, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Fiscalização: ANP realiza novo debate sobre medida repar...
27/06/25
Margem Equatorial
Capacidade de inovação da indústria de O&G impulsiona es...
27/06/25
Biocombustíveis
Sifaeg comemora aprovação do E30 e destaca ganhos para o...
27/06/25
Transição Energética
Sebrae Rio promove Seminário sobre Transição Energética ...
27/06/25
Austral Engenharia
Austral Engenharia aposta em eficiência energética e sus...
27/06/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP prorroga data para adequaçõe...
27/06/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
27/06/25
Offshore
Petrobras assina convênio para desenvolver operações off...
27/06/25
RenovaBio
ANP publicará lista de sanções a distribuidores de combu...
26/06/25
Logística
Gás natural: a ANP fará consulta pública sobre Plano Coo...
26/06/25
Transição Energética
ENGIE Day celebra 10ª edição com debates sobre regulação...
26/06/25
PPSA
Leilão da PPSA comercializa 74,5 milhões de barris de pe...
26/06/25
Combustíveis
Governo aprova aumento de etanol na gasolina de 27% para...
26/06/25
Royalties
Valores referentes à produção de abril para contratos de...
26/06/25
Margem Equatorial
Em Belém, presidente do IBP defende pesquisas na Margem ...
26/06/25
ANP
Publicado edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2025
26/06/25
Leilão
PPSA espera uma arrecadação potencial de R$25 bilhões n...
25/06/25
Combustíveis
ICL alerta para riscos à qualidade dos combustíveis com ...
25/06/25
Oportunidade
CNPEM e USP fazem acordo para oferecer bolsas a pesquisa...
25/06/25
Transpetro
Transpetro reforça investimentos em frota, eficiência e ...
25/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Zinga Metall Brasil participa do Bahia Oil & Gas Energy ...
25/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22