Arábia Saudita

Reservas internacionais da Arábia Saudita sobem pelo 3° mês consecutivo

Reuters, 29/01/2018
29/01/2018 12:00
Visualizações: 165

As reservas internacionais do banco central da Arábia Saudita subiram pelo terceiro mês consecutivo em dezembro, em um sinal de que maiores preços do petróleo podem estar aliviando a pressão sobre as finanças do governo, mostraram dados oficiais neste domingo.

Os ativos externos líquidos do banco cresceram em 2 bilhões de dólares ante novembro, para 488,9 bilhões de dólares no mês passado, após crescerem em 1 bilhão em novembro e 8,3 bilhões de dólares em outubro. É a primeira vez desde meados de 2014 que as reservas sobem por três meses seguidos.

O governo tem usado as reservas, que chegaram a um pico de 737 bilhões de dólares em agosto de 2014, para cobrir um grande déficit de orçamento causado pela queda nas receitas de exportação de petróleo.

O banco central não explicou os motivos que levaram à alta em dezembro, mas um salto nos preços do petróleo para máximas em três anos levantou as receitas, o que pode ter reduzido a necessidade do governo de utilizar as reservas-- embora Riad ainda esteja operando com déficit.

Outros fatores também podem ser responsáveis pelo crescimento nas reservas, como mudanças no padrão de transferência de recursos para o fundo soberano saudita e uma fraqueza do dólar, que impulsiona o valor dos ativos não dolarizados na carteira do banco.

Além disso, o governo lançou em novembro um massivo combate à corrupção, dizendo que buscava recuperar 100 bilhões de dólares em recursos ilícitos por meio de acordos financeiros com suspeitos. Parte dos recursos obtidos nos acordos pode ter impulsionado as reservas.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19