Evento

Repsol Sinopec lança primeiro desafio para buscar solução inovadora em captura de carbono

Startups, universidades e instituições de pesquisa podem participar do Repsol Sinopec Tech Challenge, com a chance de ter sua solução testada em escala de campo.

Redação TN Petróleo/Assessoria
18/07/2024 14:00
Repsol Sinopec lança primeiro desafio para buscar solução inovadora em captura de carbono Imagem: Divulgação Visualizações: 1423 (0) (0) (0) (0)

Com o avanço nas pesquisas voltadas para captura de CO2 no Brasil, a Repsol Sinopec (RSB) lançou um processo de chamada aberta – denominado Repsol Sinopec Tech Challenge, que está com inscrições até 22 de agosto. O desafio é voltado para startups, universidades e instituições de pesquisa dentro e fora do país que desejam se tornar colaboradoras do Projeto DAC.SI – Direct Air Capture, solução pioneira na América Latina para captura direta de CO2 do ar.

O objetivo é o desenvolvimento de materiais de última geração para adsorção de CO2, insumo essencial para os equipamentos que realizam a captura. As melhores soluções serão testadas no laboratório de tecnologias para processos DAC, de classe mundial, localizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), parceria da RSB no projeto. A melhor solução poderá ainda ser utilizada para testes em escala de campo, outra grande vantagem do processo.

"A iniciativa representa um marco inédito no caminho que a Repsol Sinopec está trilhando para ampliar a conexão com o ecossistema de inovação aberta. Isto nos permite unir a nossa expertise à de outros agentes em escala global, garantindo a excelência tecnológica capaz de viabilizar a implantação desta tecnologia em grande escala", destaca o gerente de P&D, José Javier Salinero.

Etapas do Repsol Sinopec Tech Challenge
Os candidatos selecionados terão a oportunidade de firmar parcerias globais e acelerar o desenvolvimento das suas soluções em laboratório de classe mundial e em escala de campo.

Para conduzir o processo, a Repsol Sinopec realizou parceria com duas grandes consultorias de inovação aberta, a empresa global SOSA, e o Energy Hub da empresa Sai do Papel, uma das principais do país no segmento. As inscrições podem ser feitas até 22 de agosto, no site da consultoria Sosa.
As etapas são compostas por:

  • 18 de julho: Lançamento do desafio e abertura das inscrições
  • 22 de agosto: Prazo final para inscrições
  • Até 4 de setembro: Entrevistas com os participantes
  • 5 de setembro: Seleção dos finalistas
  • Semana de 16 de setembro: Entrevistas técnicas com os finalistas
  • Setembro - outubro: Anúncio dos vencedores

O intuito é selecionar até três soluções, que passarão por testes de bancada nas instalações de ponta do laboratório da universidade PUCRS. As soluções com melhor desempenho poderão ainda seguir para uma Prova de Conceito (POC), com a realização de testes em escala de campo.
 

Programa inovador para negativar emissões
O Projeto DAC.SI está sendo desenvolvido para captura de até 300 toneladas de CO2 por ano. A iniciativa está inserida no Programa NET da Repsol Sinopec, sigla para Negative Emissions Techonoly, que atua no avanço de soluções para negativar as emissões de CO2 produzidas em qualquer tipo de atividade, independentemente de sua fonte geradora.

Além disto, por ser compacta, modular e escalável, a solução DAC pode ser adaptada a outros locais, sendo uma importante aliada na transição para uma economia de baixo carbono.

Este ano, os pesquisadores iniciaram os testes com o primeiro reator DAC para captura de 15 toneladas de CO2 ao ano e, até o final de 2024, será comissionada uma nova planta experimental com capacidade de captura de até 300 toneladas de CO2 por ano.

O projeto também contribui para alavancar o potencial do Brasil na implementação de tecnologias CCUS, através de estudos para o armazenamento de CO2. Devido à sua formação geológica, o país conta com a presença de rochas basálticas que possuem grande potencial de mineralizar o gás, garantindo um armazenamento permanente. Além disto, o país conta com grande potencial de geração de energia renovável que será utilizada para abastecer o sistema DAC, como a energia solar, garantido a emissão negativa de todo o processo. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
Fenasucro & Agrocana lança 31ª edição com destaque para ...
15/05/25
Mato Grosso do Sul
Gás Natural: ANP firma acordo com reguladora do Mato Gro...
15/05/25
Energia Elétrica
CCEE liquidou R$ 4,00 bilhões no fechamento das operaçõe...
15/05/25
Gás Natural
ANP aprova revisão das especificações e controles de qua...
15/05/25
Meio Ambiente
SLB destina cerca de 2 mil toneladas de resíduos para re...
15/05/25
IBP
Políticas públicas bem estruturadas são essenciais para ...
15/05/25
IBP
Gás natural é essencial para garantir segurança energéti...
14/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Pesquisa
ANP convida postos de combustíveis a participarem de pes...
14/05/25
Energia Solar
Parceria entre BYD e JV Gera + Raizen instala nove usina...
14/05/25
Evento
Data centers, energia e sustentabilidade estão no centro...
14/05/25
Sustentabilidade
Repsol Sinopec lança Plano de Sustentabilidade para 2025
14/05/25
Gás Natural
Comgás realiza chamada pública para aquisição de gás natural
14/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
BOGE25 terá oportunidades de negócios para empresas do s...
13/05/25
Bioenergia
Acordos com a China mostram força do modelo brasileiro d...
13/05/25
Evento
Sebrae promove rodada de negócios na feira NT2E
13/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Espírito Santo
ES Gás injeta biometano na rede e inaugura fase de desca...
13/05/25
Petrobras
Conselho de Administração da Petrobras aprova pagamento ...
13/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petronect colabora com o fortalecimento da cadeia de sup...
12/05/25
Resultado
Vibra adota relatório integrado e fecha 2024 com lucro r...
12/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22