Paraná

Repar bate recordes históricos de produção e vendas de diesel, gasolina e asfalto em 2023

Produção de diesel da refinaria da Petrobras no Paraná foi de 5,7 bilhões de litros, batendo o recorde de 2014. A produção de gasolina atingiu 3,4 bilhões de litros, 3% a mais que recorde de 2012, e de asfalto foi de 453 mil toneladas, 0,5% superior ao recorde de 2010.

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
30/01/2024 12:42
Repar bate recordes históricos de produção e vendas de diesel, gasolina e asfalto em 2023 Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2565

A Refinaria Presidente Getúlio Vargas - Repar, em Araucária (PR), bateu recordes de produção de mais de dez anos em 2023. A produção de gasolina foi de mais de 3,4 bilhões de litros, superando em 3% o recorde de 2012. O volume total de vendas de gasolina pela Petrobras, na área de influência da Repar, foi o maior da série histórica, superando em 4,8% a marca anterior, de 2022. A produção de asfalto (CAP 50/70) atingiu 453 mil toneladas, um aumento de 0,5 % em relação a 2010, ano do recorde anterior.
 
A produção de diesel, carro-chefe da unidade da Petrobras no Paraná, foi de mais de 5,7 bilhões de litros, 0,5% maior que a de 2014, ano do recorde anterior. Desse total, 2,6 bilhões de litros são Diesel S10, superando em 31% a marca de 2021. Trata-se de um derivado estratégico para a companhia e para o país, por ser menos poluente e de menor impacto ambiental. As vendas de Diesel S10 totalizaram mais de 3,3 bilhões de litros, superando em 6,9% a marca anterior, de 2021.
 
Com a maior utilização da capacidade instalada das refinarias, os recordes são frutos de melhorias operacionais constantes, otimização de processos e controle da produção, com objetivo de atender à demanda crescente de derivados. "Esse desempenho foi obtido devido à confiabilidade e à disponibilidade operacional dos ativos da Repar, conjugadas com a eficiência das operações logísticas e de atendimento ao mercado", explica o gerente geral da refinaria, Felipe Gomes.
 
Para Arnei Reginato, gerente setorial de operações comerciais na Região Sul, o maior volume de vendas só foi possível devido às condições comerciais criadas pela companhia. “A Petrobras tem uma logística muito bem estruturada para atendimento aos clientes, o que viabiliza o fornecimento dos produtos, mesmo em períodos de maior demanda.”
 
Capacidade de refino e rentabilidade
O diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, destaca a capacidade de refino da Petrobras: “A confiabilidade das operações das plantas do parque de refino da companhia, junto com a competência de nossas equipes, desde o planejamento da produção até a execução, aliada à eficiência das operações logísticas e comerciais, permitiram o alcance desse patamar elevado em processamento, produção e utilização das refinarias. Os recordes de vendas atestam o empenho da Petrobras em investir no refino para atender aos compromissos comerciais com disponibilidade operacional e rentabilidade, sempre garantindo a segurança das operações.”
 
Para o diretor de Comercialização, Logística e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, os dados reforçam o compromisso da empresa com o mercado: “Estamos contribuindo para o crescimento de nossos clientes no mercado interno com uma atuação competitiva e segura, sempre preservando rentabilidade e sustentabilidade financeira. Os resultados demonstram a eficiência de nossos processos, visando ser uma empresa diversificada e com atuação nacional”.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
Combustível
Etanol encerra a semana em alta e com reação diante do a...
15/06/26
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.