Em parceria com a empresa Falcão Bauer, a Refinaria Isaac Sabb (Reman), em Manaus, esta desenvolvendo uma nova metodologia para melhorar o desenvolvimento do seu Programa de Confiabilidade Operacional e Humana da Unidade. A nova metodologia é baseada no sistema Seis Sigma e Norma Americana API 770. A proposta é unir os dois conceitos para aprimorar a gestão de Confiabilidade na Reman.
O Seis Sigma é um conjunto de práticas para melhorar sistematicamente os processos eliminando os defeitos, e sendo utilizado também como estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços.
A Norma API 70 é um guia que visa a redução de erros humanos e a melhoria do desempenho das pessoas nas indústrias de processo. Ele contém conhecimentos básicos sobre causas dos erros humanos e sugere maneiras de reduzir estes erros, descrevendo ainda como incorporar a Análise de Confiabilidade Humana (ACH) em atividades de gestão de segurança de processos.
O processo será conduzido pelo especialista na área de processos industriais, o engenheiro Ricardo Moura, juntamente com a psicóloga Roseane Rodrigues Moura, ambos da Falcão Bauer, sob coordenação da Engenharia da Reman. "É uma iniciativa interessante, bastante inovadora na região e que nós ainda não tínhamos visto. Essa junção realmente une de forma muito boa os conceitos se adequando ao modelo de negócio da Refinaria", afirmou Ricardo Moura.
Segundo a Reman, o ponto inicial do projeto é a fase de conhecimento onde será realizado seminário executivo para mapear e conhecer os processos industriais e, em paralelo, mapeamento e conhecimento das atividades desenvolvidas pelos colaboradores. As fases de treinamentos de 2011, elaboração do plano de ação e mais uma fase de aprimoramento da metodologia serão realizados neste primeiro semestre de 2011.
A metodologia utilizada é a DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Implementar Melhorias e Controlar - cuja aplicação será feita pelas equipes reunidas em "times" de melhorias nos diversos processos da organização e, em paralelo, como trabalho de pesquisa para desenvolver ferramenta de confiabilidade humana com base nas necessidades da Unidade.
Em novembro do ano passado, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou que há capacidade para aumentar o volume da produção da Reman, num breve futuro, não somente por conta do aumento a produção em Urucu, mas também pelas descobertas que ele espera que ocorram na região.
A iniciativa com a empresa Falcão Bauer potencializa os resultados dos programas que unificados permitirão ações em conjunto, numa abordagem mais estimulante e com sinergia de forma a garantir o sucesso do Programa de Confiabilidade Operacional e Humana da Reman.