Comemoração

Reman completa 60 anos de atuação em Manaus, AM

Redação/Agência Petrobras
04/01/2017 22:32
Reman completa 60 anos de atuação em Manaus, AM Imagem: Divulgação Visualizações: 689

Com uma produção diária de aproximadamente 5,4 milhões de litros de derivados de petróleo na Refinaria Issac Sabbá (Reman), a Petrobras comemora os 60 anos de operação da unidade, instalada no Estado do Amazonas. Localizada à margem do Rio Negro, em Manaus, a Reman apresenta atualmente uma capacidade autorizada de processamento de quase 46 mil barris de petróleo por dia, 818% maior do que quando iniciou suas atividades. Em 2016, a produção de gasolina aumentou 51% em relação ao ano anterior, sendo que as vendas desse combustível, no mesmo período, cresceram cerca de 11%.

Atualmente, a refinaria atende principalmente ao mercado dos estados da Região Norte: Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Acre, e Roraima . Entre os principais produtos estão o GLP, nafta petroquímica, querosene de aviação, gasolina, óleo diesel, óleos combustíveis e asfalto. Inaugurada em 3 de janeiro de 1957, na época denominada Companhia de Petróleo da Amazônia (Copam), a refinaria foi incorporada ao Sistema Petrobras em 1974 e em 1996 foi rebatizada com o atual nome, em homenagem ao seu fundador.

Desde sua instalação, a Reman passou por alguns marcos que contribuíram para seu crescimento. No ano 2000, entrou em operação uma nova Unidade de Destilação, o que ampliou a capacidade de produção, e desde 2009 a refinaria passou a receber gás natural via Gasoduto Urucu/Manaus. Em 2014, um novo sistema possibilitou o carregamento de asfaltos em balsas e navios, diretamente a partir dos tanques da unidade, viabilizando o atendimento a novos mercados. A refinaria está continuamente implementando melhorias nos seus processos produtivos, de modo a atender as demandas do mercado.

Cabe ressaltar a importância dos produtos da Reman para o atendimento da demanda da região amazônica, especialmente óleo diesel marítimo e óleo para geração de energia.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20