Relatório

Relatório Anual de Revenda de Combustíveis 2017 da Fecombustíveis mostra crescimento do setor

Redação/Assessoria
09/06/2017 14:20
Visualizações: 457

Os dados de consumo de gasolina, GNV (gás natural veicular) e até do gás de cozinha (GLP) junto com o potencial de crescimento das lojas de conveniência estão entre os pontos positivos divulgados no Relatório Anual de Revenda de Combustíveis 2017, elaborado pela Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes). O material aponta para certos nichos de mercado, trazendo boas expectativas aos visitantes e expositores da ExpoPostos & Conveniência – Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência & Food Service, que acontece de 15 a 17 de agosto, no São Paulo Expo.

A ExpoPostos & Conveniência é o maior evento da América Latina para os setores de combustíveis e lojas de conveniência. Segundo o Relatório da Fecombustíveis, uma das entidades organizadoras do evento, “as tendências de mercado apontam que a loja de conveniência representa uma alternativa de diversificação de negócios para a revenda brasileira, que possui vasto espaço para crescimento”. Esse potencial se traduz, inclusive, pelo número de postos de combustíveis no país que ainda não possuem lojas de conveniência: cerca de 80%, segundo o Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes).

Ainda de acordo com o relatório, os lojistas precisam ficar atentos ao perfil do consumidor moderno, que passa muito tempo fora de casa, tem uma rotina corrida e busca praticidade em seu dia a dia, se adequando à loja de conveniência. A área de food service se mantém como tendência de mercado para este ano, com destaque ao consumo de alimentos e bebidas saudáveis.

Quanto ao mercado de revendas de combustíveis em 2016, apesar do fraco desempenho do setor como um todo, cujo recuo atingiu 4,5% em relação a 2015, segundo dados da ANP, o Relatório aponta uma alta no faturamento de gasolina em 15%, o que corresponde a R$ 158,3 bilhões. O volume comercializado aumentou 4,6% no período, ou seja, 43 milhões de metros cúbicos. Também foram registrados aumentos de consumo mais modestos, no GNV, que cresceu 3% em 2016.

Inscrições abertas para o credenciamento da Feira e do Fórum

Para visitar a Expopostos & Conveniência a organização do evento disponibilizou um sistema para pré-credenciamento online, que pode ser feito pelo site - http://www.expopostos.com.br/credenciamento. O preenchimento é gratuito e obrigatório para que profissionais do setor possam retirar a credencial nos dias de realização da Feira.

O Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service já está com inscrições abertas. É a oportunidade para visitantes/compradores estarem em contato direto com especialistas, executivos e representantes do governo que vão tratar de temas voltados à economia, revenda de combustíveis, o futuro do downstream no Brasil, iniciativas vitoriosas de combate às irregularidades, desafios da revenda na América Latina, serviços de conveniência, entre outros. A palestra de abertura será ministrada pelo CEO da Google Brasil, Fábio Coelho. O interessado em participar do Fórum tem até o dia 10 julho para aproveitar o valor promocional da inscrição. A programação completa pode ser encontrada pelo site – http://www.expopostos.com.br/programacao

A ExpoPostos& Conveniência é promovida pela Fagga GL events Exhibitions e realizada pelas entidades Abieps (Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustível e de Conveniência), Fecombustíveis e Sindicom. Os organizadores esperam por um público de mais de 16 mil visitantes qualificados, com cerca de 150 expositores e R$ 165 milhões em negócios para essa 13º edição. Serão apresentadas as novidades do mercado, que inclui novos produtos, equipamentos, serviços e tecnologias voltadas ao setor. As principais distribuidoras de combustíveis e de lubrificantes Petrobras Distribuidora, Ipiranga, Shell, Texaco, Chevron e Moove já confirmaram presença. De acordo com a promotora, mais de 70% da planta da Feira já está ocupada.

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19