América do Sul

Região mais rica da Bolívia ameaça criar governo autônomo

Valor Econômico/Ag
24/01/2005 02:00
Visualizações: 261

A região de Santa Cruz de la Sierra, a mais rica da Bolívia, ameaça instituir um governo regional autônomo, culminando uma série de manifestações realizadas nas últimas semanas contra o presidente Carlos Mesa. Os protestos começaram após uma alta no preço dos combustíveis.
Fortemente dividida étnica e economicamente entre uma região montanhosa pobre (onde fica a capital, La Paz), na qual há forte presença de movimentos indígenas de extrema esquerda, e uma região de planície mais rica (onde fica Santa Cruz), na qual floresce o agronegócio e a exploração de gás natural, a Bolívia vive um risco latente de separatismo.
A parte mais próspera do país reclama de concessões do governo a grupos esquerdista (como o plebiscito sobre a política para o gás, no ano passado), que estariam afugentando o investimento externo e prejudicando a economia. Mas, ao mesmo tempo, busca manter seus privilégios econômicos, como o subsídio ao combustível, cujo fim implicaria maior custo a ser absorvido pelo setor exportador.
Na última sexta-feira, dezenas de milhares de pessoas participaram de uma passeata contra o governo no centro de Santa Cruz, para protestar contra o corte nos subsídios aos combustíveis. Ao menos 200 ativistas estão em greve de fome na cidade, e os principais prédios públicos foram ocupados. O aeroporto e as principais estradas de acesso a Santa Cruz chegaram a ser bloqueadas por manifestantes.
O movimento Centro Cívico Pró-Santa Cruz, liderado por políticos e empresários da região, promete declarar um governo autônomo, o que seria um desafio à ordem constitucional (na Bolívia, os governadores regionais são indicados pelo presidente).
Ao mesmo tempo, o movimento pede a realização de um plebiscito nacional para ampliar a autonomia das regiões no país e diz ter enviado uma petição ao Congresso, com 500 mil assinaturas.
Tanto o governo como o Congresso se dizem dispostos a negociar medidas que favoreçam a autonomia, mas rejeitam a criação de um novo governo regional.
Na sexta, o governo enviou tropas para proteger instalações de petróleo e gás nas proximidades de Santa Cruz, após os choques entre manifestantes e a polícia.
Em 2003, o presidente Gonzalo Sánchez de Lozada foi derrubado após uma onda de protestos no país. Seu vice, Mesa, assumiu.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13